Novo vídeo mostra grande lançamento de bombas do Hamas sobre cidades israelenses
Explosivos foram disparados contra Ashkelon; pelo menos dois foguetes escaparam das defesas antimísseis de Israel
Uma chuva de foguetes lançados da Faixa de Gaza cruzou o céu de Ashkelon, em Israel, no domingo (8). Os conflitos entre o Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista, e as forças israelenses chegaram, nesta segunda-feira (9), ao terceiro dia.
No sábado (7), os combatentes do Hamas fizeram ataques violentos de surpresas a cidades de Israel. Essa foi a incursão mais mortal desde os ataques do Egito e da Síria na guerra do Yom Kippur, há 50 anos.
Israel atacou o território palestino da Faixa de Gaza no domingo (8), matando centenas de pessoas em retaliação a um dos ataques mais sangrentos de sua história.
Os ataques aéreos de Israel atingiram blocos habitacionais, túneis, uma mesquita e casas de responsáveis do Hamas em Gaza, matando mais de 400 pessoas, incluindo 20 crianças. A contraofensiva foi resultado do “pedido de vingança” feito pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas
- 1 de 13
Visão de foguetes disparados por palestinos em resposta aos ataques aéreos israelenses enquanto os confrontos continuam entre as forças israelenses e grupos armados palestinos em vários locais de Gaza neste domingo (8) • Ali Jadallah/Agência Anadolu via Getty Images
- 2 de 13
Bombardeio israelense na Faixa de Gaza no domingo (8) • Ali Jadallah/Anadolu Agency via Getty Images
- 3 de 13
Foguetes disparados de Gaza para Israel • REUTERS/Mohammed Salem
-
- 4 de 13
Fogo e fumaça saem de prédio bombardeado por Israel em Gaza • REUTERS/Ashraf Amra
- 5 de 13
Destroços do edifício "Akluk" destruído por caças israelenses na cidade de Gaza • Anadolu Agency/Getty Images
- 6 de 13
Fumaça sobe após ataques aéreos israelenses em Rafah, Gaza • Anadolu Agency/Getty Images
-
- 7 de 13
Cidadãos palestinos inspecionam danos às suas casas causados por ataques aéreos israelenses • Ahmad Hasballah/Getty Images
- 8 de 13
Artilharia israelense tomando posição ao longo da fronteira de Gaza no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas • Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images
- 9 de 13
Soldados israelenses tomando posição ao longo da fronteira de Gaza no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas • Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images
-
- 10 de 13
Tanques israelenses circulam em uma estrada após o ataque mortal a uma delegacia de polícia na cidade de Sderot, no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas • Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images
- 11 de 13
Destruição após o ataque a uma delegacia de polícia na cidade de Sderot, no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas • Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images
- 12 de 13
Um policial e um soldado inspecionam a rua após o ataque a uma delegacia de polícia na cidade de Sderot, no segundo dia do conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas • Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images
-
- 13 de 13
Forças israelenses permanecem protegidas enquanto as medidas são reforçadas pelo exército • Anadolu Agency/Getty Images
Israel retoma áreas ao redor de Gaza
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), almirante Daniel Hagari, declarou, na manhã desta segunda-feira (9), que as tropas israelenses retomaram o controle de todas as comunidades ao redor da Faixa de Gaza. Segundo ele, não há mais combates entre as FDI e o Hamas.
Na cidade de Gaza, um campo de refugiados palestinos foi atingido por ataques aéreos de Israel nesta segunda-feira (9).
“Eles nos atingiram sem qualquer aviso. Era um [avião] F-16. Não houve aviso, nada. E você pode ver a destruição, veja por si mesmo”, disse à Reuters um homem não identificado no campo de refugiados de Shati.
Dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas em Gaza enquanto a FDI continua a atacar as posições do Hamas na faixa, segundo a Agência de Assistência e Obras das Nações Unidas (UNRWA, na sigla em inglês) no domingo.
Quase 74 mil pessoas estão agora em 64 abrigos da UNRWA, afirma a declaração da agência.
“As escolas e outras infraestruturas civis, incluindo aquelas que abrigam famílias deslocadas, nunca devem ser atacadas”, criticou a UNRWA.
Veja também: Novo ataque na Faixa de Gaza faz número de mortos subir para mais de 490 no território
Veja como ficou local de festival atingido por ataques do Hamas em Israel
- 1 de 6
Imagens de drone mostram destruição e carros abandonados após ataque em festival rave em Israel • Reprodução CNN
- 2 de 6
Imagens de drone mostram destruição e carros abandonados após ataque em festival rave em Israel • Reprodução CNN
- 3 de 6
Imagens de drone mostram destruição e carros abandonados após ataque em festival rave em Israel • Reprodução CNN
-
- 4 de 6
Imagens de drone mostram destruição e carros abandonados após ataque em festival rave em Israel • Reprodução CNN
- 5 de 6
Imagens de drone mostram destruição e carros abandonados após ataque em festival rave em Israel • Reuters
- 6 de 6
Imagens de drone mostram destruição e carros abandonados após ataque em festival rave em Israel • Reprodução CNN
-
Com informações da Reuters e da CNN Internacional