ONU pede investigação independente sobre mortes de civis em cidade ucraniana

"Estou profundamente chocado com as imagens de civis mortos em Bucha, na Ucrânia", disse António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas neste domingo (3)

Jonathan Landayda Reuters

Washington

Ouvir notícia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse neste domingo (3) que está “profundamente chocado” com as imagens de civis mortos na cidade ucraniana de Bucha, e pediu uma investigação independente que “leve a uma responsabilização efetiva”.

Guterres publicou seus comentários no Twitter um dia depois de testemunhas e autoridades afirmarem que tropas russas mataram quase 300 civis ao baterem em retirada da cidade de Bucha, próxima a Kiev.

“Estou profundamente chocado com as imagens de civis mortos em Bucha, na Ucrânia”, disse Guterres, juntando-se a outras autoridades ocidentais que também expressaram indignação.

“É essencial que uma investigação independente leve a uma responsabilização efetiva desses atos”, disse ele.

O Ministério da Defesa russo negou que as forças russas tenham matado civis em Bucha, dizendo que vídeos e fotografias de cadáveres eram “mais uma provocação” do governo ucraniano.

 

Mais Recentes da CNN