Papa Francisco pede melhora na relação com as sogras e a elas “cuidado com a língua”

Pontífice propôs reflexões sobre relação entre jovens e idosos e fez um apelo para que homens e mulheres tratem melhor suas sogras

Papa Francisco faz seu discurso durante a tradicional audiência geral de quarta-feira (27) na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano
Papa Francisco faz seu discurso durante a tradicional audiência geral de quarta-feira (27) na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano Stefano Costantino/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lucas Rochada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Na Bíblia, o Livro de Rute aborda a compaixão e o amor entre Noemi e sua nora. Em audiência geral realizada na quarta-feira (27), o Papa Francisco propôs reflexões sobre a leitura bíblica e fez um apelo para que homens e mulheres tratem melhor suas sogras. Ao se direcionar às sogras, Francisco também pediu “cuidado com a língua”.

Na homilia, momento em que o sacerdote se dirige à população, Francisco pontuou o lugar comum existente nas relações de parentesco criadas pelo casamento, principalmente nos vínculos entre sogra e nora.

“Hoje, a sogra é um personagem mítico, a sogra, não digo que pensamos nela como o diabo, mas pensamos sempre nela como uma figura má. Mas a sogra é a mãe do seu marido, é a mãe da sua esposa. Pensemos hoje neste sentimento um pouco generalizado de que a sogra, quanto mais longe estiver, melhor é. Não! Ela é mãe, é idosa”, disse o pontífice.

Francisco prosseguiu destacando a importância do cuidado com os idosos, ao mesmo tempo em que fez um alerta também para as sogras.

“Prestai atenção à relação que tendes com as vossas sogras: por vezes são um pouco especiais, mas deram-vos a maternidade do cônjuge, deram-vos tudo. Pelo menos é preciso fazê-las felizes, a fim de que levem em frente a sua velhice com felicidade. E se tiverem algum defeito, devemos ajudá-las a corrigir-se. Também a vós, sogras, digo-vos: cuidado com a língua, porque a língua é um dos pecados mais terríveis das sogras, cuidado”, ressaltou Francisco.

Na audiência, o papa convidou jovens e pessoas mais velhas a estabelecerem laços mais próximos de união, afeto e companheirismo.

“Por favor, que os jovens falem com os avós, que os jovens falem com os idosos, que os idosos falem com os jovens. Devemos restabelecer esta ponte com vigor, nela há uma corrente de salvação, de felicidade”, disse.

Mais Recentes da CNN