Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Paralisação do uso da vacina da Janssen ‘não é cancelamento’, diz Dr. Fauci

    Consultor médico da Casa Branca, o Dr. Anthony Fauci avalia que a paralisação do uso da vacina do laboratório Johnson & Johnson não deve durar por muito tempo

    Aditi Sangal e Naomi Thomas, da CNN

     O Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse que a paralisação do uso da vacina Johnson & Johnson não é um cancelamento – e ele duvida que se estenda por semanas ou meses.

    Na terça-feira (13), os Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC) e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) recomendaram que os EUA pausassem o uso da vacina Covid-19 da Johnson & Johnson em seis casos relatados com “um tipo raro e grave de coágulo no sangue” identificados no país.

    Falando no programa New Day da CNN nesta quarta-feira (14), Fauci disse: “Há uma razão dupla para a abundância de cautela com a segurança. Antes de se vacinar dê uma olhada rápida, obtenha mais detalhes, mas também avise os médicos por aí que se você tiver esses sintomas encontrados, não os trate com heparina. Existem outras modalidades de tratamento que poderiam ser utilizadas”.

    Ele avalia que a pausa deve “sublinhar e confirmar o quão seriamente levamos a segurança, embora seja um evento muito raro”.

     Fauci disse à CNN que não tinha motivos para acreditar que houvesse muitos outros casos, mas que a pausa existe para ver se há outros registros semelhantes.

    “Se alguém tiver dúvidas de que pode não estar levando a segurança muito a sério, acho que esta é uma afirmação de que a segurança é uma consideração primária quando se trata do FDA e do CDC”, disse ele. “É por isso que foi feito e é por isso que é uma pausa.”

    “Não é um cancelamento, é uma pausa “, enfatizou Fauci.

    Depois de falar com o CDC e o FDA, Fauci disse julgar “muito provável que demore mais dias ou semanas do que semanas ou meses. Duvido muito seriamente se estamos falando de semanas ou meses. ”

    Sobre a questão mais ampla da hesitação da vacina, Fauci disse que, embora a abordagem de  esperar para ver seja “compreensível”, há dados suficientes a favor das vacinas.

    Anthony Fauci: 'EUA estudarão formas de ajudar o Brasil no combate à pandemia'
    Anthony Fauci, conselheiro de Joe Biden, afirmou que EUA estudarão formas de ajudar o Brasil no combate à pandemia
    Foto: Jonathan Ernst – 21.jan.2021/Reuters

    “Mais de 120 milhões – cerca de 130 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose disso. São muitas pessoas. Quanto tempo você quer esperar para ver? Quase metade do país recebeu pelo menos uma dose. Acho que já tivemos o suficiente de esperar para ver. Vamos fazer isso”, disse ele.

    E à medida que mais pessoas são vacinadas, Fauci também disse que as mortes pelo vírus continuarão diminuindo – embora os casos possam aumentar. “Os mais vulneráveis, na medida da proporção relativa, estão protegidos”, disse ele.

    “À medida que temos mais e mais pessoas – 3 milhões a 4 milhões de pessoas por dia vacinadas – o componente da vacina vai ficar cada vez mais forte, e então você verá os casos diminuirem.”

    (Texto traduzido. Clique aqui para ler a versão em inglês)