Partidos Verde e Liberal negociam alianças na Alemanha

Os dois partidos estão em espectros políticos opostos e têm muitos pontos a negociar antes de chegar a uma decisão

Denise Odorissida CNN

Em Londres

Ouvir notícia

O Partido Verde e o Partido Liberal-Democrata começaram a conversar sobre quem vão apoiar como novo chanceler da Alemanha.

Os dois partidos estão em espectros políticos opostos e têm muitos pontos a negociar antes de chegar a uma decisão.

Uma foto publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (29) mostrou os líderes dos dois partidos depois deste primeiro dia de reunião. Na legenda, o líder dos liberais-democratas escreveu que já haviam encontrado alguns pontos em comum sobre assuntos que dividem opiniões.

Mesmo tendo ficado longe da vitória nas eleições de domingo, eles têm nas mãos a negociação sobre quem vai comandar a maior economia da Europa com a saída de Angela Merkel. Quem decidirem apoiar, será o novo chanceler.

O político da centro-esquerda, Olaf Scholz, que venceu a votação com uma margem apertada de votos, ou o bloco conservador, liderado por Armin Laschet, que ficou em segundo.

Os dois maiores partidos da Alemanha governam o país juntos há anos, mas é improvável que continuem numa mesma coalizão agora.

O partido de Merkel teve seu pior desempenho eleitoral da história. A tarefa do sucessor da líder mais importante da Europa vai ser liderar a maior economia do continente pelos próximos quatro anos, com as mudanças climáticas no topo da agenda dos eleitores.

As negociações entre os partidos alemães podem durar meses. Segundo especialistas, não deve haver um novo governo antes do Natal. Até lá, Angela Merkel continua no cargo.

Mais Recentes da CNN