Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pelo menos 224 pessoas e 153 animais são resgatados após enchentes no Texas

    Previsão de chuva para este domingo ameaça piorar situação no estado

    Ruas inundadas perto do lago Conroe após forte tempestade atingir o norte de Houston, no Texas
    Ruas inundadas perto do lago Conroe após forte tempestade atingir o norte de Houston, no Texas https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/video-tornado-atinge-cidade-no-texas-casas-ficaram-destruidas/

    Sara TonksJoe SuttonParadise Afsharda CNN

    À medida que os rios transbordam no sul do Texas, deixando casas e empresas inundadas e milhares de pessoas desalojadas, a previsão de chuva continua ameaçando o estado americano.

    Pelo menos 224 pessoas foram resgatadas de casas e veículos no condado de Harris, no Texas, disse uma autoridade no sábado (4) à noite.

    Ordens de retirada e alertas de enchentes etão em vigor, enquanto mais chuva é esperada no estado neste domingo (5).

    Nenhuma morte ou ferimento grave foi relatado, disse a juíza do condado de Harris, Lina Hidalgo, à CNN, acrescentando que 153 animais de estimação também foram resgatados.

    “É muito triste ver o impacto nos meios de subsistência, nas casas e na infraestrutura”, relatou Hidalgo à CNN no sábado.

    “Estamos realmente pedindo às pessoas que esperem antes de voltar para casa”, destacou.

    Muitas pessoas na cidade de Houston foram retiradas antes do pior momento das tempestades, afirmou Brent Taylor, diretor de comunicações do Escritório de Gerenciamento de Emergências de Houston, a Amara Walker, da CNN, neste domingo.

    “Temos a Polícia de Houston e os Bombeiros de Houston que estão patrulhando esses bairros que ficam perto do rio e onde a água está muito alta. Houve alguns casos em que alguém simplesmente gritou por ajuda e disse: ‘Ei, estou preso aqui!’”, comentou.

    “Temos veículos de resgate em águas altas. Temos jet skis, temos barcos aéreos. Nosso Departamento de Obras Públicas de Houston tem caminhões que podem ser equipados para transportar pessoas através dessas águas altas, então é realmente um esforço unificado para garantir que esses moradores de Houston permaneçam seguros”, acrescentou.

    Previsão de chuva entre domingo e segunda-feira

    A maior parte da chuva durante o fim de semana caiu no oeste e centro do Texas, mas há chance significativa de tempestades mais fortes na área metropolitana de Houston neste domingo.

    É possível que haja mais 25 a 50 mm de chuva na manhã desta segunda-feira, de acordo com o escritório do Serviço Meteorológico Nacional de Houston. Áreas isoladas podem registrar até 100 a 200 mm de chuva.

    “Devido às chuvas fortes durante a semana passada, as inundações podem ocorrer mais cedo do que seria esperado em condições normais. As chuvas de hoje continuarão agravando as inundações existentes nos rios”, alertou o escritório do serviço meteorológico de Houston.

    A quantidade de chuvas na região foi enorme na semana passada, com algumas áreas acumulando volume chuva equivalente a dois meses em cinco dias. O serviço meteorológico listou alguns dos totais de precipitação coletados:

    Tempo melhora durante a semana

    Entretanto, a situação deve melhorar.

    A previsão do resto da semana para Houston mostra tempo seco e temperaturas amenas de segunda (6) a sábado (11), com muito sol para ajudar a secar a região.

    As chuvas desta semana foram o caso mais recente de uma série de eventos climáticos que atingiram o Texas desde o início de abril.

    Dezenas de tornados foram registrados de ponta a ponta do estado, com áreas registrando queda de granizo do tamanho de bola de softball.

    Além disso, o volume de chuva equivalente a meses caiu no leste do Texas, fazendo com que rios registrassem maiores níveis desde do furacão Harvey em 2017.

    As retiradas obrigatórias estão em vigor nos condados da área de Houston e arredores, à medida que as autoridades locais fazem comparações com desastres passados.

    “As inundações são “85% piores que o furacão Harvey”, disse Emmitt Eldridge, coordenador de gestão de emergências do condado de San Jacinto, à CNN.

    “Esta foi uma inundação histórica para o condado de Walker. Houve mais inundação do que durante o furacão Harvey”, ressaltou Sherri Pegoda, vice-coordenadora de gerenciamento de emergências do condado, à CNN.

    Uma ordem de retirada obrigatória permanece em vigor para áreas baixas do condado de Polk até a noite deste domingo, disseram autoridades de serviços de emergência em uma postagem no Facebook, assim como as casas ao longo dos rios nos condados de Harris e Montgomery.

    Os alertas de desastres estão ativos em mais de um terço dos condados do Texas, depois que o governador Greg Abbott expandiu as declarações relacionadas à tempestade em resposta às enchentes, de acordo com um comunicado à imprensa.