Afeganistão tensiona relação entre EUA e China; Haiti enfrenta crises múltiplas

Em novo episódio do podcast CNN Mundo, Lourival Sant'Anna apresenta um balanço dos destaques da semana no noticiário internacional

Da CNN Brasil*

São Paulo

Ouvir notícia

Menos de duas semanas depois da tomada de poder no Afeganistão pelo grupo Talibã, o país ainda é palco de cenas de violência e sofrimento para a população local. Ao mesmo tempo, organismos internacionais começam a reagir com sanções econômicas, e os efeitos da tumultuada retirada das tropas norte-americanas ainda preocupam. Enquanto instituições como o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional) suspenderam ajuda ao Afeganistão, a China e a Rússia dialogam com o novo regime afegão e se alinham para prestar apoio ao país e ao governo formado pelo Talibã, em clara oposição aos Estados Unidos.

Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna ouve o depoimento do cientista político Hussein Kalout, professor de relações internacionais e pesquisador da Universidade de Harvard. Kalout analisa a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão e descreve o impacto dos acontecimentos recentes no país para a relação dos Estados Unidos com a China e a Rússia. Você também ouve sobre a intenção da Pfizer e da BioNTech de produzir vacinas no Brasil a partir de 2022, os planos de aplicação da terceira dose da vacina ao redor do mundo e a crise humanitária e política que atinge o Haiti. Neno Garbers, diretor do Centro Cultural Brasil-Haiti, fala em depoimento ao CNN Mundo sobre a situação no país.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant'Anna, novos episódios toda sexta-feira
CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant’Anna, tem novos episódios toda sexta-feira / CNN Brasil

* Publicado por Diego Toledo

Mais Recentes da CNN