OCDE dá início a processo de adesão do Brasil; Rússia eleva tensão sobre Ucrânia

Em novo episódio do podcast CNN Mundo, Lourival Sant'Anna apresenta um balanço dos destaques da semana no noticiário internacional

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

O conselho de ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris, aprovou uma carta-convite que abre caminho para o início das negociações sobre a adesão do Brasil à entidade. O Brasil já cumpriu 103 dos 251 requisitos para entrar na organização e pediu o reconhecimento do cumprimento de outros 50.

Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna apresenta uma análise das implicações do possível ingresso do Brasil na OCDE, com a participação do secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, e do economista Otaviano Canuto, que se envolveu diretamente com o assunto.

Outro destaque é a escalada de tensão na fronteira entre Rússia e Ucrânia. O governo russo disse que a resposta dos Estados Unidos a suas exigências para seguir um caminho diplomático para resolver o impasse na região foi insatisfatória. A Rússia deslocou mais soldados e armamentos para a fronteira, e a Otan também intensificou a ajuda militar para a Ucrânia e os aliados do Leste Europeu.

O episódio desta semana reúne ainda um balanço das principais notícias no cenário internacional, incluindo os danos causados pela variante Ômicron do coronavírus nos Estados Unidos, a decisão da agência de saúde da Suécia de não recomendar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 e a ação de um grupo de militares que derrubou o presidente Roch Kaboré em Burkina Faso, no noroeste da África.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant’Anna, tem novos episódios toda sexta-feira / CNN Brasil / CNN Brasil

(* Publicado por Diego Toledo)

Mais Recentes da CNN