Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polônia diz que planeja apresentar proposta para missão de paz na Ucrânia

    Preocupação de um ataque russo a países da Otan aumentou após ofensiva em Lviv, cidade próxima à fronteira polonesa

    Soldado atrás de barreira na cidade de Odessa, Ucrânia, em frente ao teatro da cidade
    Soldado atrás de barreira na cidade de Odessa, Ucrânia, em frente ao teatro da cidade Scott Peterson/Getty Images

    Anna Odzeniakda CNN

    A Polônia planeja apresentar uma proposta na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas na próxima semana para uma missão de paz na Ucrânia, afirmou o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki nesta sexta-feira (18).

    Falando em uma entrevista coletiva em Varsóvia, Morawiecki disse a repórteres que “na próxima cúpula da Otan, a proposta de uma missão de paz na Ucrânia será formalmente apresentada”.

    Perguntado se acha que havia consenso para tal missão na Ucrânia entre os membros do bloco, ele respondeu que “a Polônia é muito ativa neste fórum, tanto na Otan quanto na UE e somos nós que pedimos para tomar as seguintes medidas”.

    “Quando as bombas estiverem caindo cada vez mais perto da fronteira polonesa, é claro que usaremos isso como argumento, tanto no contexto do argumento mais apresentado pelo presidente [ucraniano] Volodymyr Zelensky, quanto nos argumentos formulados por conosco durante nossa missão em Kiev”, acrescentou.

    Nesta sexta-feira, a Rússia lançou ataques com mísseis perto de um aeroporto em Lviv, uma cidade estratégica ucraniana a poucos quilômetros da fronteira polonesa.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original