Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Posse de Milei como presidente: horário da cerimônia e como assistir ao vivo

    Líder do La Libertad Avanza vai encabeçar o evento junto com sua companheira de chapa, Victoria Villarruel

    Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, discursa a apoiadores após vencer eleição presidencial (arquivo)
    Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, discursa a apoiadores após vencer eleição presidencial (arquivo) 19/11/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

    Karen Esquivelda CNN

    Avança a contagem regressiva para a posse de Javier Milei como presidente da Argentina neste domingo, 10 de dezembro. O atual presidente, Alberto Fernández, entregará o comando ao libertário em cerimônia de posse que será realizada no Congresso nacional.

    Milei publicou uma imagem da inauguração em sua conta X (antigo Twitter), convocando os argentinos a comparecerem neste domingo próximo ao Congresso com a bandeira do país. A publicação vinha acompanhada da legenda “Viva a liberdade, cara**”.

    Como será a cerimônia?

    O líder do La Libertad Avanza vai encabeçar o evento junto com sua companheira de chapa, Victoria Villarruel. O ex-chanceler argentino Jorge Faurie trabalhou com o governo Fernández no desenvolvimento do programa do Dia da Posse.

    De acordo com o artigo 93 da Constituição Nacional, “ao tomar posse, o presidente e o vice-presidente prestarão juramento, nas mãos do presidente do Senado e perante o Congresso reunido na Assembleia, respeitadas suas crenças religiosas, de: atuar com lealdade e patriotismo o cargo de presidente (ou vice-presidente) da Nação Argentina”.

    Nesta ocasião, Cristina Fernández de Kirchner ficará encarregada de presidir a tomada de posse no parlamento da Assembleia Legislativa na sua qualidade de vice-presidente do Senado.

    O artigo 141 do documento estabelece que “no pórtico da Casa do Governo, o presidente será recebido pelo chefe da Casa Militar, pelo diretor de cerimônias e por um ajudante de campo do presidente cessante , que o cumprimentará.” Eles o acompanharão até a Sala Branca (palco que ficará em frente ao Busto da República).”

    Em seguida, o presidente cessante entrega ao seu sucessor as insígnias presidenciais (bastão de comando e faixa presidencial) que são colocadas sobre a mesa do estrado, conforme artigo 142.

    Fernández se despedirá de Milei e deixará a Sala Branca junto com seus ex-ministros. Ele será acompanhado ao pórtico da Casa do Governo pelo novo chefe da Casa Militar, pelo diretor cerimonial e por um ajudante de campo do presidente.

    Pela tarde, Milei prestará um juramento aos ministros de seu gabinete para desempenharem suas funções correspondentes perante o Notário Chefe do Governo.

    Milei não fará nenhum discurso diante dos legisladores, mas o fará nas escadas do prédio diante dos seguidores. Terminada a cerimônia no Congresso, Milei viajará para a Casa do Governo em um conversível pela Avenida de Mayo, segundo a agência de notícias Télam.

    Horário da posse e como assistir

    A posse presidencial terá início às 12h20. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo no canal oficial do YouTube da Câmara dos Deputados da Argentina.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original