Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prédio que abriga consulado alemão em Kiev foi atingido durante ataque russo, diz Alemanha

    Mísseis também atingiram cruzamentos movimentados, parques e locais turísticos no centro da capital ucraniana

    Da Reuters

    O prédio que abriga um consulado alemão em Kiev foi atingido durante ataques com mísseis russos, embora não esteja em uso desde o início da guerra, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira.

    Separadamente, no mesmo briefing do governo, o porta-voz do Ministério da Defesa disse que a Alemanha espera entregar um sistema de defesa aérea à Ucrânia muito em breve e entregar mais três no próximo ano, sem dar prazos exatos.

    Ataques russos atingem Kiev e outras cidades ucranianas e deixam mortos

    A Rússia disparou mísseis de longo alcance contra cidades da Ucrânia durante horário de pico nesta segunda-feira (10) de manhã, matando civis e desligando infraestruturas de energia e calor, no que o presidente Vladimir Putin declarou ser uma vingança por ataques ucranianos, que incluíram a destruição de uma ponte que liga o território russo à Crimeia.

     

    Nesta segunda (10), de acordo com o serviço de emergência do estado ucraniano, ao menos 11 civis morreram e 64 ficaram feridos.

    Os mísseis atingiram cruzamentos movimentados, parques e locais turísticos no centro de Kiev com uma intensidade nunca vista mesmo quando as forças russas tentaram capturar a capital no início da guerra.

    Explosões também foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr no oeste da UcrâniaDnipro e Kremenchuk no centro da Ucrânia , Zaporizhzhia no sul e Kharkiv no leste.

    O presidente russo Vladimir Putin fez um discurso televisionado no qual reivindicou os ataques contra “a infraestrutura de energia, militar e de comunicações da Ucrânia” após a destruição da ponte Kerch, na Crimeia.

    “Várias explosões no distrito de Shevchenskivskyi, no centro da capital”, declarou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko Klitschko, no aplicativo de mensagens Telegram.

    Uma testemunha da Reuters viu um enorme carroceiro em um dos cruzamentos do centro da cidade e carros próximos completamente destruídos, enegrecidos e cheios de estilhaços.

    Explosões também foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr, no oeste da Ucrânia, e em Dnipro, na região central.

    A Rússia abandonou um avanço inicial em Kiev em face da feroz resistência reforçada pelas armas ocidentais.

    Desde então, Moscou e seus representantes se concentraram no sul e em Donbas, um território oriental composto por Luhansk e seu vizinho Donetsk, mobilizando artilharia esmagadora em alguns dos combates terrestres mais pesados ​​da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.