Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do México revela vídeo do momento da invasão à embaixada do país

    Imagens mostram policiais do Equador ameaçando com armas os funcionários da sede diplomática em Quito

    Presidente do México revela vídeo do momento da invasão à embaixada do México em Quito
    Presidente do México revela vídeo do momento da invasão à embaixada do México em Quito Reprodução

    Ivonne Valdésda CNN

    O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, apresentou nesta terça-feira (9) um vídeo do momento em que a polícia do Equador invadiu a embaixada do México, em Quito, para prender o ex-vice-presidente equatoriano, Jorge Glas.

    O caso aconteceu na última sexta-feira (5) e foi classificado pelo governo mexicano como uma violação do direito internacional.

    A gravação mostra os policiais ameaçando com armas os funcionários da sede diplomática.

    Veja o momento da invasão:

    López Obrador destacou como o chefe da chancelaria da embaixada, Roberto Canseco, tentou evitar a invasão e foi tirado a força do local pelas forças de segurança do Equador.

    O líder mexicano anunciou que a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, compareceu à reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada nesta terça-feira (9). Bárcena mostrou o vídeo e explicou as ações legais que o México tomará contra o Equador, como a denúncia que apresentará à Corte Internacional de Justiça.

    O presidente disse que ainda não reuniu todas as informações necessárias para determinar o que aconteceu na sede diplomática do México, em Quito.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original