Primeiro integrante do partido de María Corina Machado é solto na Venezuela

Virgílio Laverde foi preso no dia 15 de novembro de 2024 por agentes da polícia científica venezuelana e passou mais de um ano detido

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Organizações internacionais confirmaram que 18 presos políticos foram soltos na Venezuela após a queda do ditador Nicolás Maduro, que foi capturado pelos Estados Unidos no último sábado (3). Muitos dos detidos eram estrangeiros que não viviam no país e agora estão retornando aos seus países de origem.

Neste sábado (10), foi confirmada a libertação do primeiro integrante do Vente Venezuela, partido liderado pela opositora María Corina Machado. Virgílio Laverde, coordenador juvenil do partido de oposição no estado de Bolívar, havia sido preso em 15 de agosto de 2024 por agentes da polícia científica venezuelana e passou mais de um ano e quatro meses detido.

Segundo o partido, Laverde foi preso sem garantias legais e nunca deveria ter estado atrás das grades. Em nota oficial, o Vente Venezuela afirmou que continuará cobrando a libertação de todos os presos políticos no país. Há expectativa de que cerca de 800 pessoas que estavam presas durante o regime liderado por Maduro sejam libertadas.

A libertação dos presos políticos é vista como uma tentativa de reduzir as tensões entre a Venezuela e os Estados Unidos. Donald Trump afirmou que solicitou pessoalmente à Venezuela a libertação destes detidos após a queda do regime.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.