Primeiro-ministro do Canadá anuncia extensão de missão da Otan na Letônia

País planeja reforçar a defesa da "Operação Reafirmação", iniciativa de proteção aos aliados europeus que foi lançada em 2014 em resposta à anexação da Crimeia pela Rússia

Maureen Chowdhury, da CNN
Primeiro-ministro do Canadá Mark Carney junto da primeira-ministra da Letônia Evika Silina  • Reuters
Compartilhar matéria

O Canadá estenderá sua missão da Otan na Letônia, a "Operação Reafirmação", por três anos, anunciou o Primeiro-Ministro Mark Carney nesta terça-feira (26) em uma coletiva de imprensa com a Primeira-Ministra letã, Evika Silina.

Com mais de 3.000 militares posicionados no mar, em terra e no ar, a "Operação Reafirmação" é a maior missão da Otan no exterior do Canadá. Foi lançada em 2014 em resposta à anexação da Crimeia pela Rússia.

De acordo com o governo canadense, a brigada terrestre multinacional liderada pelo Canadá e estacionada na Letônia conta com cerca de 2.000 soldados canadenses, além de efetivos de mais de um terço dos países da Otan.

"Não podemos 'confiar, mas verificar' com Putin. Ao pensarmos no processo por meio da Coalizão dos Dispostos, devemos 'dissuadir e fortalecer'", disse Carney, referindo-se ao slogan do ex-presidente americano Ronald Reagan durante os esforços de desarmamento com o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev.

Nos próximos três anos, o Canadá planeja "aumentar as capacidades da brigada (...), reforçar nossa defesa coletiva, fortalecer nossa segurança cooperativa e manter forte a presença da Otan", disse Carney.