Primeiros refugiados do Afeganistão chegam à Alemanha

Pais asiático está sob domínio do grupo islâmico Talibã desde o último fim de semana

Flávia Duarteda CNN

Londres

Ouvir notícia

Os primeiros refugiados afegãos chegaram à Alemanha após uma das maiores operações de transporte aéreo da história.

Desde sexta-feira (20), mais de 2 mil pessoas chegaram a Base Aérea de Ramstein, uma das maiores dos Estados Unidos fora do país. O local foi transformado em ponto de trânsito temporário para receber os refugiados do Afeganistão.

O governo dos EUA informou que 17 mil pessoas foram retiradas de Cabul em voos que partiram do aeroporto da capital afegã desde o último domingo (15), quando o grupo Talibã assumiu o controle da cidade. Dentre os retirados do país pelo governo Biden, estão 2.500 americanos.

Um porta-voz do Pentágono também informou que eles ainda não têm o número exato de quantos americanos ainda permanecem no Afeganistão. Ele reforçou que a prioridade do governo é retirar todas essas pessoas e, também, os afegãos que ajudaram os EUA ao longo dos 20 anos de ocupação.

Tanto os Estados Unidos quanto a Alemanha orientaram seus cidadãos a não se dirigirem para o aeroporto de Cabul, onde a situação permanece caótica. Ao longo da semana, milhares de pessoas tentaram fugir do país pelo local e cenas dramáticas foram registradas, incluindo a invasão da pista por afegãos que tentavam embarcar em avião americano.

Centenas de afegãos invadiram aeroporto de Cabul para tentar fugir do país
Centenas de afegãos invadiram aeroporto de Cabul para tentar fugir do país / Shekib Rahmani – 16.ago.2021/AP

Mais Recentes da CNN