Programa nuclear da Coreia do Norte ‘avança a todo vapor’, diz chefe da AIEA

Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), afirmou em discurso anual para membros do órgão que país trabalha na separação de plutônio, enriquecimento de urânio e outras atividades

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, durante entrevista coletiva na sede da entidade em Viena
Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, durante entrevista coletiva na sede da entidade em Viena Leonhard Foeger - 13.set.2021/Reuters

da Reuters

Ouvir notícia

O programa nuclear da Coreia do Norte está “avançando a todo vapor”, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, em discurso anual para membros do órgão nesta segunda-feira (20).

“Na República Popular Democrática da Coreia, o programa nuclear avança a todo vapor com trabalho na separação de plutônio, enriquecimento de urânio e outras atividades”, disse Grossi aos membros da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU).

Grossi divulgou relatório no mês passado afirmando que Pyongyang parece ter religado um reator nuclear apontado como responsável pela produção de plutônio para armas nucleares.

Expansão de fábrica de Urânio

Imagens de satélite obtidas pela CNN revelam que a Coreia do Norte também está expandindo uma instalação-chave capaz de enriquecer urânio para armas nucleares.

A reforma do local provavelmente indica que o país planeja aumentar significativamente a produção nesta instalação antes adormecida em um futuro próximo, de acordo com especialistas que analisaram as fotos.

As imagens capturadas pela empresa de imagens comerciais por satélite Maxar no início da semana passada mostram que a construção está em andamento em uma usina de enriquecimento de urânio localizada no complexo do Centro de Pesquisa Nuclear de Yongbyon.

(Com informações de Zachary Cohen, da CNN)

Mais Recentes da CNN