Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Putin se reunirá com chefe da agência nuclear da ONU na terça-feira (11)

    Segundo o Kremlin, líder russo também se encontrará com o presidente dos Emirados Árabes

    Da Reuters*

    O Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá com o chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), Rafael Grossi, na terça-feira (11) na Rússia.

    Grossi dirige a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que há meses pressiona Kiev e Moscou a concordar com uma zona desmilitarizada em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.

    Putin também se encontrará com o presidente dos Emirados Árabes Unidos na terça, informou o Kremlin.

    Energia foi restabelecida perto de usina ucraniana, dizem aliados russos

    Equipes restabeleceram a energia e a conexão celular em Enerhodar, a cidade perto da usina nuclear de Zaporizhzhia que está atualmente sob controle russo, disse um alto funcionário neste domingo (9).

    “O abastecimento de água será restaurado em um futuro próximo”, escreveu Rogov, um líder pró-Rússia no governo regional de Zaporizhzhia, em um telegrama neste domingo.

    Rogov também disse que os ucranianos “concentram um número significativo de militantes na direção de Zaporizhzhia” e que o risco de invadir a usina nuclear de Zaporizhzhia “continua alto”.

    Autoridades russas e ucranianas culpam-se mutuamente pelo recente bombardeio em Enerhodar.

    De acordo com o prefeito eleito pela Ucrânia, Dmytro Orlov, os constantes bombardeios russos “impedem o trabalho rápido de emergência e restauração”.

    Orlov disse que “as autoridades ucranianas tentaram repetidamente entregar suprimentos humanitários com alimentos, produtos de higiene e assim por diante para a cidade”, acrescentando que a Ucrânia está “pronta para organizar a entrega e distribuição imediata de água potável em Enerhodar”, mas que as forças russas não deixam passar a ajuda humanitária.

    *Com informações da CNN