
Quase 300 iniciativas lançadas desde o Acordo de Paris foram descontinuadas
Levantamento da presidência da COP30 identificou 722 projetos desde 2015; 423 seguem ativos e vão contribuir com a nova Agenda de Ação
Em uma iniciativa inédita, a presidência brasileira da COP30 mapeou 722 projetos climáticos criados desde a COP21, em Paris, há dez anos. O levantamento revelou que 299 foram encerrados ou descontinuados, enquanto 423 continuam ativos e vão colaborar com a formatação da nova Agenda de Ação da conferência.
O balanço foi apresentado na terça-feira (14), em Brasília, durante a Pré-COP, evento preparatório para a conferência que será realizada em Belém, no Pará.
“A gente sempre soube que muitas dessas iniciativas não estavam mais ativas, mas acho que a gente está agora tentando tangibilizar isso, trazer transparência”, afirmou Bruna Cerqueira, coordenadora-geral da Agenda de Ação da Presidência da COP30.
Para acelerar a implementação do Acordo de Paris, o governo formou grupos de trabalho com representantes de iniciativas anteriores, organizados em torno dos 30 objetivos-chave da nova Agenda de Ação lançada em junho.
Segundo Bruna Cerqueira, ao menos 137 iniciativas apresentaram balanço atualizado das ações em curso. "A gente não está construindo nada novo, mas pediu que as iniciativas nos dessem os cases delas, em diferentes geografias, [sobre] as soluções que estão funcionando", observa.
As NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) são compromissos assumidos por cada país no âmbito do Acordo de Paris, tratado internacional firmado em 2015 por mais de 190 nações.
Pré-COP
A Pré-COP, reunião ministerial preparatória para a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), terminou em Brasília com "pré-consensos" acerca da agenda climática.
No entanto, segundo a Presidência da conferência, ainda há lacunas que precisam ser resolvidas nas negociações.
Ao final dos dois dias de evento, o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que o Brasil conseguiu caminhar para consensos, contudo, só será possível ter certeza dos avanços nos últimos dias da conferência, que será realizada em novembro, em Belém.
(Com informações da Agência Brasil)


