Rainha Elizabeth II tem primeiros compromissos uma semana após noite no hospital

Ela foi hospitalizada na semana anterior e teve de cancelar visita à Irlanda do Norte

Rainha Elizabeth atende a compromissos online após hospitalização
Rainha Elizabeth atende a compromissos online após hospitalização REUTERS

Max FosterLauren Said-Moorhouseda CNN

Londres

Ouvir notícia

A rainha Elizabeth II realizou seus primeiros compromissos oficiais – virtualmente, do Castelo de Windsor – desde que passou uma noite no hospital e cancelou uma viagem à Irlanda do Norte na semana passada.

“Sua Majestade, a Rainha, conduziu hoje duas audiências virtuais via ligação de vídeo do Castelo de Windsor”, disse o Palácio de Buckingham na terça-feira (26), em um comunicado à imprensa. Ela recebeu o embaixador da República da Coreia, Gunn Kim, e o embaixador da Suíça, Markus Leitner, disse.

Na semana passada, um porta-voz do Palácio de Buckingham disse que a monarca de 95 anos foi hospitalizada para “investigações preliminares” depois de seguir as ordens do médico para cancelar a viagem e descansar.

Ela voltou ao Castelo de Windsor na quinta-feira e “continua de bom humor”.

Uma fonte próxima ao palácio disse à CNN na época que sua estada no hospital “não estava relacionada à Covid”.

A rainha, junto com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, deveria comparecer a um serviço religioso na cidade de Armagh na quinta-feira passada, marcando o centenário da partição e a fundação da Irlanda do Norte.

Apesar de sua idade avançada, Elizabeth continua ocupada com seu trabalho.

Ela não deve mais participar da conferência climática COP26 em Glasgow, na Escócia, que começa no domingo (31) – ao contrário do que havia sido previamente anunciado. No início deste mês, a Rainha foi ouvida dizendo que a falta de ação para lidar com a crise climática era “irritante”.

Na semana passada, ela recusou a honra de ser nomeada “Velha do Ano” por uma revista britânica, dizendo que não atendia “aos critérios exigidos”. Ela “educadamente, mas com firmeza” recusou o prêmio por meio de seu secretário particular com “os melhores votos”.

“Sua Majestade acredita que você é velho quanto se sente como tal. A Rainha não acredita que atenda aos critérios relevantes para poder aceitar e espera que encontrem um destinatário mais digno”, disse Tom Laing-Baker em uma carta.

No início deste mês, a Rainha tomou a decisão de usar uma bengala em público pela primeira vez “para conforto”.

Embora a Rainha não pareça estar diminuindo o ritmo quando se trata de suas responsabilidades cerimoniais, ela já passou viagens de longa distância para outros membros da família.

Ainda assim, ela ainda está viajando extensivamente pelo Reino Unido, com as estimativas conservadoras da CNN mostrando que a Rainha viajou mais de 1.000 quilômetros de 1º de outubro a 19 de outubro.

Texto traduzido. Leia o original em inglês.

Mais Recentes da CNN