Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rei belga aceita a renúncia de primeiro-ministro após perder votação

    Alexander Croo decidiu deixar o cargo após derrota nas eleições

    Rei belga aceita a renúncia de primeiro-ministro após perder votação
    Rei belga aceita a renúncia de primeiro-ministro após perder votação REUTERS

    Da Reuters

    O Rei Philippe da Bélgica aceitou a renúncia do primeiro-ministro Alexander De Croo na segunda-feira (10) após uma derrota nas eleições do país para seus parlamentos federais e regionais.

    Imagens capturadas pela emissora local RTL Info mostraram De Croo chegando de carro ao palácio real em Bruxelas e apertando as mãos do rei.

    De Croo disse em uma postagem no X que o governo permaneceria em uma capacidade de cuidador e que ele assumia a responsabilidade pelos resultados de seu partido liberal, os quais descreveu como “uma decepção”.

    As imagens da RTL Info também mostraram os líderes do primeiro e segundo maiores partidos na região de Flandres, do norte da Bélgica, Bart De Wever, do conservador nacionalista Nova Aliança Flamenga (N-VA), e Tom Van Grieken, do partido de extrema-direita Vlaams Belang, chegando ao palácio para se encontrar com Philippe.

    O N-VA estava a caminho de permanecer o maior partido no parlamento da Bélgica no domingo (9), resistindo a um aumento maior do Vlaams Belang, que obteve o maior ganho.

    O partido liberal Mouvement Reformateur ficou em primeiro lugar em Bruxelas e na Valônia francesa, preparando o terreno para meses de desafiadoras negociações de coalizão.