Rubens Barbosa: Há o início de uma nova visão sobre ordem global entre Rússia e China

Especialista CNN em relações internacionais falou sobre a cooperação entre os dois países

Isabela Filardi, da CNN, Em São Paulo
Compartilhar matéria

O Especialista CNN em relações internacionais Rubens Barbosa comentou, nesta terça-feira (15), sobre a reunião entre o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), e o presidente russo, Vladimir Putin, marcada para quarta-feira (16).

De acordo com Rubens, foi estabelecida uma declaração conjunta entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, sobre uma aliança estreita entre os países. Essa cooperação foi estabelecida nas áreas de defesa, energia e inteligência artificial.

"Na prática, essa iniciativa corresponde ao início de uma nova visão sobre a ordem global", explicou o especialista.

Nesse documento, a China e a Rússia pedem que haja uma nova forma de relacionamento entre as grandes potências globais. Para Rubens Barbosa, "essa declaração pode ser um marco importante na geopolítica global".

Há também um parágrafo que pede uma ampliação da cooperação politica econômica e financeira dos Brics, grupo de países emergentes do qual o Brasil faz parte.

"Essa declaração é muito importante para o Brics, porque o grupo poderá ter, no futuro, uma participação importante nas negociações internacionais. O Brasil deve se posicionar a respeito desse assunto", finalizou.

Veja mais no vídeo acima.