Rússia alerta que fará testes nucleares se outras potências os retomarem
No mês passado, durante uma visita a Àsia, Trump ordenou que militares dos EUA retomassem "imediatamente" o processo de testes de armas nucleares

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira (11) que Moscou realizará testes nucleares se qualquer outra potência nuclear o fizer.
Lavrov acrescentou que a a Rússia está pronta para discutir as preocupações dos EUA sobre o que Washington chama de "atividades subterrâneas suspeitas".
Segundo a autoridade, as declarações dos EUA sugerindo que os testes nucleares poderiam ser usados para fins geopolíticos geram são preocupantes.
O Kremlin acrescentou que não havia recebido nenhum esclarecimento dos EUA sobre os comentários a respeito de uma possível retomada dos testes nucleares.
No mês passado, durante uma visita a Àsia, o presidente americano, Donald Trump, ordenou que os militares dos EUA retomassem "imediatamente" o processo de testes de armas nucleares.
No entanto, Trump não deixou claro se estava se referindo a testes de voo de mísseis com capacidade nuclear ou a uma retomada de testes envolvendo explosões nucleares — algo que nem os EUA nem a Rússia fazem há mais de três décadas.
Moscou disse que gostaria que Washington esclarecesse a situação.
Questionado sobre o assunto na terça-feira (11), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou aos repórteres que Moscou ainda não havia recebido nenhuma explicação dos EUA sobre que tipo de teste Trump estava se referindo.


