Rússia começa “nova fase” da guerra, explosões no Afeganistão e mais de 19 de abril

Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que o país está iniciando uma nova etapa do que chama de "operação militar especial" na Ucrânia

Chanceler russo, Sergei Lavrov
Chanceler russo, Sergei Lavrov 25/02/2022Ministério das Relações Exteriores da Rússa/Divulgação via REUTERS

Léo Lopesda CNN

Ouvir notícia

A declaração do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, de que a Rússia deu início a uma nova etapa do que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, e três explosões que atingiram uma escola no Afeganistão estão entre os destaques dessa terça-feira (19).

Rússia começou nova fase de “operação” na Ucrânia, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira (19) que Moscou está iniciando uma nova etapa do que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, que ele previu que seria um desenvolvimento significativo.

“Mais uma etapa desta operação [no leste da Ucrânia] está começando e tenho certeza que este será um momento muito importante de toda essa operação especial”, disse Lavrov.

Secretários de Saúde preparam documento com críticas a fim de emergência por Covid no Brasil

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgarão hoje um documento conjunto com críticas ao fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por Covid-19, anunciada pelo Ministério da Saúde.

O ministro Marcelo Queiroga fez o anúncio no último domingo (17), com a justificativa de que a medida só é possível “graças à melhora do cenário epidemiológico à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS”.

Explosões atingem escola no Afeganistão e matam pelo menos seis pessoas

Três explosões atingiram uma escola de ensino médio no oeste de Cabul, capital do Afeganistão, nesta terça-feira (19), matando pelo menos seis pessoas e ferindo crianças, segundo autoridades afegãs de segurança e saúde.

Muitos moradores do bairro onde a escola está localizada pertencem à comunidade Shia Hazara, uma minoria étnica e religiosa frequentemente alvo de grupos militantes sunitas, incluindo o Estado Islâmico.

Suspeito de ataque em Guarapuava é liberado após prestar depoimento

A Polícia Civil do Paraná liberou no fim da noite desta segunda-feira (18) um suspeito de envolvimento na tentativa de assalto a uma transportadora de valores em Guarapuava (PR).

O homem de 25 anos foi o primeiro detido em conexão com o crime e prestou depoimento por cinco horas durante esta segunda. Apesar da liberação, o suspeito está proibido de deixar Guarapuava e seu celular ficou retido para investigação.

Mais de 325 mil brasileiros sofreram tentativa de golpe digital

Segundo levantamento da Serasa Experian, somente no mês de fevereiro deste ano 326.290 brasileiros sofreram tentativas de golpes —o equivalente a uma vítima a cada 7 segundos. Em resposta, bancos e instituições financeiras vêm investindo em segurança e mecanismos de proteção de usuários contra fraudes e golpes.

Em nota enviada à CNN, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que as instituições investem, anualmente, cerca de R$ 25,7 bilhões em tecnologia, dos quais 10% são voltados à cibersegurança.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN