Rússia registra recorde de casos diários de Covid-19 pelo 3º dia seguido

País está na somatória de países que viram o pico das infecções da Covid ao longo da semana e também encara tensões com a Ucrânia e EUA

Paciente de Covid-19 na região administrativa de Novomoskovsky, em Moscou, aguarda para receber atendimento
Paciente de Covid-19 na região administrativa de Novomoskovsky, em Moscou, aguarda para receber atendimento Vyacheslav Prokofyev/TASS/via Getty Images

Reuters

Ouvir notícia

A Rússia informou neste domingo (23) um novo número recorde de infecções por Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas – à medida que a variante Ômicron do vírus se espalha pelo país, disse a força-tarefa governamental contra o coronavírus.

Os novos casos diários saltaram para 63.205 em relação ao recorde anterior de 57.212 no dia anterior. A força-tarefa também registrou 679 mortes.

A alta de casos no país ocorre em meio a uma tensão crescente entre a Rússia, a Ucrânia e países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com destaque para os Estados Unidos.

Recordes

Os registros de recordes têm se tornado comuns nos últimos dias devido ao avanço da Ômicron.

No sábado, a Polônia, outro país da região que também busca conter a nova cepa, também relatou seu maior número de casos de Covid-19 em único dia. De acordo com o Ministério da Saúde polonês, 40.876 novas infecções foram registradas.

Na quinta-feira (20), a plataforma Our World In Data apontou que foram registradas 3,79 milhões de infecções pelo coronavírus em 24 horas.

Outro país que vê uma nova onda de casos provocada pela Ômicron, a Alemanha registrou recorde de casos diários na quarta (19). Foram 112.323 novos casos e 239 mortes em apenas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), autoridade de saúde pública alemã.

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, declarou nesta semana que o pico desta onda deve ser atingido em meados de fevereiro, e disse que a vacinação obrigatória deve ser introduzida no país entre abril e maio.

França é outro país europeu que colabora com a somatória global de casos diários. Foram mais de 400 mil novas infecções por Covid-19 registradas em dois dias consecutivos.

Os franceses registraram mais de 436 mil novas infecções por Covid-19 na quarta-feira (19), depois de ter comunicado um recorde de 464.769 novos casos na terça-feira, mostraram os dados do Ministério da Saúde. A média móvel de novos casos em sete dias saltou para um novo recorde de mais de 320 mil, depois de ter quebrado o recorde de 300 mil na terça-feira.

Mais Recentes da CNN