Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba quem é Carlos Prosperi, candidato nas eleições primárias para presidente da Venezuela

    Advogado e ex-deputado de 46 anos tem carreira política estabelecida e defende o chama de racionalização dos gastos públicos

    Carlos Prosperi foi deputado da Assembleia Nacional por Guárico nos períodos 2010-2015 e 2016-2021
    Carlos Prosperi foi deputado da Assembleia Nacional por Guárico nos períodos 2010-2015 e 2016-2021 Reprodução/Instagram

    Osmary Hernándezda CNN

    O advogado e ex-deputado Carlos Prosperi Manuitt, de 46 anos, é candidato nas eleições primárias para presidente da Venezuela, marcadas para 22 de outubro, representando a Ação Democrática (AD), partido com tendência e tradição social-democrata no país, com 82 anos de história.

    Contudo, a AD também é um partido dividido e judicializado. Ele enfrentou uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça do país depois que uma parte da agremiação política entrou com uma ação que visava exigir a democratização do espaço e eleições internas. Essas eleições ainda não ocorreram.

    Essa outra metade da Ação Democrática tem Luis Eduardo Martínez como pré-candidato.

    Veja também — Venezuela emite mandado de prisão contra Guaidó, anuncia procurador-geral

    Como parte de sua formação acadêmica, Prosperi concluiu a especialização em Direito Penal na Universidade Bicentenária de Aragua.

    Após os estudos, iniciou a carreira política, que já dura 25 anos, desde que assumiu a Secretaria Municipal da Juventude, em Mercedes del Llano, no estado de Guárico.

    Posteriormente, subiu na hierarquia da AD até assumir a Secretária Geral Seccional em Caracas, em 2017, e, depois, a Secretária de Organização Nacional. Passou de ocupar cargos regionais a desempenhar funções na capital venezuelana e em nível nacional.

    Foi deputado da Assembleia Nacional por Guárico nos períodos 2010-2015 e 2016-2021. Em 2019, assumiu a chefia do grupo parlamentar do seu partido.

    Quais são as propostas de Carlos Prosperi?

    Entre as propostas de Carlos Prosperi para a Venezuela está o que chama de racionalização dos gastos públicos com atenção à concentração de recursos na saúde, educação e infraestruturas, entre outras questões.

    Propõe também a implementação de políticas anti-inflacionárias através de medidas fiscais, monetárias, cambiais e financeiras, todas com o objetivo final de reduzir a pobreza.

    No que diz respeito à indústria petrolífera, fundamental na economia venezuelana, propõe “a abertura do mercado e a participação do investimento público e privado nos negócios de petróleo, gás e combustíveis”.

    Prosperi também promete salários justos e promove um plano de fome zero.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original