Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secretário-geral da ONU pede fim do “ciclo de retaliações” no Oriente Médio

    Nesta sexta, o Irã foi alvo de um ataque menos de uma semana após ter lançado drones e mísseis contra Israel

    Secretário-geral da ONU, António Guterres
    Secretário-geral da ONU, António Guterres 08/09/2023REUTERS/Anushree Fadnavis

    Da CNN

    Em postagem feita em uma rede social na manhã desta sexta-feira (19), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para a necessidade de que seja interrompido o “perigoso ciclo de retaliações no Oriente Médio”.

    “Condeno qualquer ato de retaliação e apelo à comunidade internacional para que trabalhe em conjunto para evitar qualquer desenvolvimento adicional que possa levar a consequências devastadoras para toda a região e para além dela”, escreveu Guterres.

    Nesta sexta, foi registrado um ataque aéreo à região central do Irã. Segundo um oficial dos Estados Unidos ouvido pela CNN, o ataque é de autoria israelense.

    O ataque ocorreu menos de uma semana depois de o Irã ter lançado, no sábado (13), uma ofensiva com mais de 200 drones e mísseis ao território de Israel.

    De acordo com as autoridades de Teerã, a ação se tratou de uma retaliação por um ataque de suposta autoria israelense que atingiu e matou oficiais na embaixada do Irã na Síria no dia 1º de abril.

    Também nesta sexta, um homem foi preso após invadir a embaixada do Irã em Paris, na França. Ele era suspeito de carregar uma bomba –posteriormente, após revista, a polícia não encontrou explosivos com ele.