Secretário-geral da ONU pede reuniões com Putin e Zelensky separadamente

António Guterres gostaria de discutir "passos urgentes a serem tomados sobre a paz na Ucrânia", de acordo com porta-voz

O chefe da ONU, António Guterres, discursou na abertura da COP26 nesta segunda-feira (1º)
O chefe da ONU, António Guterres, discursou na abertura da COP26 nesta segunda-feira (1º) Foto: COP26

Mirna AlsharifKristina Sguegliada CNN

Ouvir notícia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pede que audiências com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou e com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Ucrânia sejam marcadas para discutir a necessidade urgente de paz, de acordo com um porta-voz da ONU.

Guterres gostaria de discutir “passos urgentes a serem tomados sobre a paz na Ucrânia e o futuro do multilateralismo baseado na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”, segundo um comunicado do porta-voz Stephane Dujarric.

Cartas separadas foram entregues às missões da Rússia e da Ucrânia na terça-feira (19), afirmou Dujarric. O porta-voz destacou que Guterres está esperando respostas dos governos russo e ucraniano para o pedido de uma reunião, dando “um passo de cada vez”.

Dujarric disse que acompanharia o secretário-geral caso ele viaje, mas não deu detalhes sobre quem mais estaria presente.

“Compartilharemos as informações sobre a delegação quando chegar o momento”, declarou.

Ele também não descreveu se, caso apenas um dos países aceite a solicitação, Guterres viajaria para um deles, e não para o outro.

“Ele vai esperar respostas e então faremos decisões…baseadas nas respostas que recebermos”, afirmou.

Quando perguntado sobre se o secretário-geral se arrepende de não ter marcado reuniões mais cedo, ele disse que Guterres “tem feito o que considera ser o mais prático e o melhor caminho para que ele possa implantar seus bons ofícios e o trabalho da ONU”.

“Estamos trilhando o caminho estabelecido pelo secretário-geral. O lamento é sobre o conflito que continua e as pessoas que estão sofrendo”, disse posteriormente.

Ele destacou que Guterres e o presidente russo Vladimir Putin se encontraram brevemente em Pequim, para as Olimpíadas de Inverno, mas Putin deixou o evento antes que pudessem se reunir.

“Estivemos em contato com a missão permanente da Rússia diversas vezes, para tentar algum contato, contato direto, entre o secretário-geral e o presidente”, declarou.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN