Sherpa nepalês escala Monte Everest pela 26ª vez e amplia próprio recorde
Aos 52 anos, Kami Rita alcançou o topo da montanha mais alta do mundo neste sábado (7), com um grupo de outros 10 alpinistas
Um sherpa nepalês escalou o Monte Everest pela 26ª vez, superando seu próprio recorde anterior estabelecido no ano passado, informou uma autoridade do governo do país neste domingo (8).
Kami Rita, 52, escalou a montanha de 8.848 metros no sábado (7) ao longo da tradicional rota do cume sudeste, liderando um grupo com outros 10 alpinistas sherpas.
“Kami Rita quebrou seu próprio recorde e estabeleceu um novo recorde mundial na escalada”, disse Taranath Adhikari, diretor-geral do Departamento de Turismo da capital Katmandu. A esposa do nepalês disse estar feliz com a conquista do marido.
A rota de escalada usada por Kami Rita foi usada pela primeira vez pelo neozelandês Sir Edmund Hillary e pelo sherpa do Nepal Tenzing Norgay em 1953 e continua sendo a mais popular.
Este ano, o Nepal emitiu 316 licenças para escalar o Everest na alta temporada, que vai até maio, em comparação com 408 no ano passado,número mais alto de todos os tempos.
A nação do Himalaia, que depende fortemente de alpinistas, enfrentou críticas por permitir a superlotação e várias mortes de alpinistas nas montanhas em 2019.
O Everest foi escalado 10.657 vezes desde 1953 dos lados nepalês e tibetano – muitos escalaram várias vezes e 311 pessoas morreram até agora, de acordo com o banco de dados do Himalaia.
Conheça quais são os melhores esportes de aventura na natureza e benefícios.