Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade tropical ameaça trazer fortes chuvas e ondas mortais para ilhas havaianas

    Fenômeno deve provocar até 200 mm de chuva até quinta-feira (20) na maior ilha do arquipélago

    Imagem de satélite mostra tempestade tropical Calvin se aproximando do arquipélago do Havaí
    Imagem de satélite mostra tempestade tropical Calvin se aproximando do arquipélago do Havaí Reprodução CNN

    Taylor Wardda CNN

    A Ilha Havaí — a maior do arquipélago havaiano — está sob alerta de tempestade tropical, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

    A tempestade tropical Calvin deve passar por cima ou ao sul da ilha, ameaçando trazer ondas costeiras perigosas, chuvas fortes e rajadas de vento para a área.

    Espera-se que a tempestade continue sendo fraca enquanto avança rapidamente para o oeste e passa pelo estado. No final da noite de segunda-feira (17), a tempestade estava a cerca de 920 km a leste de Hilo, com ventos máximos sustentados de 72 km/h.

    As fortes chuvas representam a ameaça mais significativa, provocando alertas de inundação para as ilhas de Maui, Molokai, Lanai, Kahoolawe e a Ilha Havaí desde a noite desta terça-feira (18) até a tarde de quarta-feira (19).

    “Chuvas excessivas podem levar a inundações e deslizamentos de terra em terrenos íngremes, especialmente nas encostas voltadas para leste e sudeste”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu, capital do estado norte-americano.

    A tempestade também deve gerar ondas grandes e rápidas ao longo das costas voltadas para o leste nesta terça e na quarta-feira, disse o serviço meteorológico em um tweet. A agência alertou que o surf elevado pode se tornar uma ameaça à vida em algumas áreas.

    Entre 100 e 200 mm de chuva estão previstos até quinta-feira (20), principalmente ao longo da área oeste da Ilha Havaí, e 25 a 100 mm são esperados em outras partes do estado, disse o centro de furacões.

    Com informações de Robert Shackelford

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original