Talibã vai revelar estrutura de governo do Afeganistão nas próximas semanas, diz porta-voz

"Especialistas jurídicos, religiosos e de política externa do Talibã pretendem apresentar a nova estrutura de governo nas próximas semanas"

Combatentes do Talibã patrulham rua na capital Cabul nesta quinta-feira (19), dia em que o grupo celebrou a independência do Afeganistão
Combatentes do Talibã patrulham rua na capital Cabul nesta quinta-feira (19), dia em que o grupo celebrou a independência do Afeganistão Reprodução

Reuters

Ouvir notícia

O Talibã pretende revelar uma nova estrutura de governo para o Afeganistão nas próximas semanas, disse um porta-voz do movimento islâmico neste sábado (21), após a tomada de controle do país do sul da Ásia pelo grupo.

“Especialistas jurídicos, religiosos e de política externa do Talibã pretendem apresentar a nova estrutura de governo nas próximas semanas”, disse um oficial, que falou à Reuters sob a condição de anonimato.

O grupo tem procurado apresentar uma face mais moderada desde a aquisição de poder relâmpago da semana passada, mas governou com punho de ferro de 1996 a 2001 antes de ser derrubado pelas forças lideradas pelos EUA por abrigar militantes da Al Qaeda por trás dos ataques de 11 de setembro.

O porta-voz do grupo ainda disse que o modelo de governo “pode não ser uma democracia pela definição ocidental, mas vai proteger os direitos de todos”. 

Violência

Ainda conforme o porta-voz, o Talibã se responsabilizará e investigará atos violentos praticados por seus membros. “Ouvimos falar de alguns casos de atrocidades e crimes contra civis”, disse o oficial. “Se os membros estão cometendo essas infrações contra a lei e a ordem, eles serão investigados”.

Ele ainda disse: “entendemos o pânico, o estresse e ansiedade. As pessoas pensam que não nos responsabilizaremos, mas este não será o caso”.

Segundo o funcionário, o caos que chocou o mundo no aeroporto de Kabul não foi criado pelo Talibã e “o Ocidente devia ter um plano melhor de evacuação”.

Mais Recentes da CNN