Tempestades tropicais podem provocar inundações e deslizamentos no Vietnã e em Taiwan

Tufão Chanthu pode ter ventos de até 240 quilômetros por hora enquanto a tempestade Conson parece ser mais branda; países definem medidas de evacuação de regiões

Imagem de satélite da Nasa mostra o tufão Chanthu, à direita, se movendo em direção a Taiwan, enquanto o tufão Conson, à esquerda, cobre as Filipinas
Imagem de satélite da Nasa mostra o tufão Chanthu, à direita, se movendo em direção a Taiwan, enquanto o tufão Conson, à esquerda, cobre as Filipinas Nasa

Ben WestcottTaylor Wardda CNN

Ouvir notícia

Vietnã e Taiwan estão se preparando para duas tempestades tropicais que devem chegar ao continente nos próximos dias, com o tufão Chanthu se transformando em um supertufão nas últimas 24 horas.

Taiwan emitiu um alerta marítimo nesta sexta-feira (10) sobre a chegada do Chanthu, conhecido como Kiko nas Filipinas, que atualmente deve passar pela ilha neste sábado (11) – antes de seguir em direção à Xangai e ao litoral chinês.

Chanthu pode ter ventos de 240 quilômetros por hora, embora possa enfraquecer ligeiramente à medida que se aproxima de Taiwan.

Em declarações à Agência Central de Notícias, imprensa estatal de Taiwan, nesta quinta-feira (9), a analista do Conselho Central do Tempo, Wu Wan-hua, disse que chuvas torrenciais podem atingir a parte sul da ilha.

Também existe o risco de ventos intensos, inundações e deslizamentos de terra em terrenos elevados de Taiwan.

Ao mesmo tempo, no Mar do Sul da China, a tempestade tropical Conson deve atingir o Vietnã na tarde de domingo (12), com o país colocando 500 mil soldados de prontidão antes de sua chegada. A tempestade Conson é conhecida como Jolina nas Filipinas.

Embora seja uma tempestade muito mais fraca do que o Chanthu, ainda se espera que Conson tenha velocidades de vento de até 150 quilômetros por hora antes do landfall (quando a tempestade deixa de passar sobre a água e atinge a terra) no fim de semana.

O governo vietnamita também ordenou que navios permaneçam no porto e preparou planos de evacuação, disse a Reuters, citando a mídia estatal.

Cerca de 800 mil pessoas nas províncias do norte do Vietnã podem ser afetadas pela chegada da tempestade, a quinta a atingir o país neste ano.

Segundo o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), o tufão Chanthu terá ventos de até 233 km/h / Joint Typhoon Warning Center (JTWC)

O Vietnã não é o único país afetado pela tempestade tropical Conson. A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) emitiu um um alerta de número 3, em uma escala de 5, para chuvas fortes, ventos intensos e inundações costeiras – o país verá estas condições nas próximas 24 horas, segundo os analistas.

A agência meteorológica do Vietnã alertou que provavelmente haverá entre seis e oito tufões e tempestades tropicais no Mar do Sul da China neste ano.

A Reuters contribuiu para esta reportagem.

(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

Mais Recentes da CNN