Teólogo explica que Carlo Acutis não é primeiro jovem que igreja canoniza

Teólogo destaca que, entretanto, ele é o primeiro da geração millennial a receber o título de santo pela Igreja Católica

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Igreja Católica tem uma longa tradição de reconhecer a santidade em jovens fiéis, como destaca o teólogo e especialista em Vaticano, Raylson Araújo, em entrevista ao Agora CNN. Carlo Acutis, conhecido como o "santo millennial", marca um momento histórico ao se tornar o primeiro de sua geração a ser canonizado.

Araújo ressalta que existem diversos exemplos anteriores de jovens santos, como Santa Maria Goretti, São José Santos del Rio e São Tarsício. No entanto, diferentemente destes, que foram martirizados, Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati alcançaram a santidade através de suas vidas cotidianas.

 

 

Santidade no cotidiano

O teólogo defende que a santidade permanece contemporânea, citando que "o Evangelho é mais atual do que o jornal que vai ser publicado amanhã". Acutis e Frassati são exemplos de como isso pode se manifestar através de ações extraordinárias realizadas na vida comum, como frequentar a escola, a universidade e participar de celebrações familiares.

A canonização de Carlo Acutis também é significativa por ter sido a primeira realizada pelo papa Leão XIV, apesar de já preparada por Francisco antes do seu falecimento. O especialista destaca como ambos, desde muito jovens, demonstraram uma conexão especial com sua vocação espiritual, embora tenham vivido em épocas diferentes.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.