Trump diz que Israel aceitou condições para cessar-fogo de 60 dias em Gaza
Presidente dos EUA pediu que Hamas concorde com a proposta; caso contrário, afirmou que as "coisas vão piorar"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1°) que Israel concordou com as condições para um cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza.
O republicano pediu que o Hamas aceite a proposta, alertando que, caso contrário, "as coisas só vão piorar". O grupo palestino ainda não se pronunciou sobre isso.
"Espero, para o bem do Oriente Médio, que o Hamas aceite este acordo, porque a situação não vai melhorar — só vai piorar", escreveu Trump na Truth Social.
Ele explicou que representantes do governo americano tiveram uma "longa e produtiva reunião" com os israelenses sobre a guerra em Gaza, na qual concordaram com as condições para pausa no conflito.
Por fim, Trump também disse que autoridades de Catar e Egito apresentarão esta proposta final.
A CNN informou anteriormente que autoridades do Catar apresentaram ao Hamas e a Israel nesta terça-feira (1º) uma nova proposta de cessar-fogo de 60 dias, apoiada pelo governo Trump, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.
A proposta foi finalizada após meses de esforços nos bastidores, liderados pelo enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, disse a fonte. Ela foi apresentada no mesmo dia em que o Ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, Ron Dermer, visitou Washington para reuniões com altos funcionários do governo Trump.
A nova proposta surge poucos dias depois de o Catar ter ajudado a intermediar um cessar-fogo entre o Irã e Israel após os ataques dos EUA ao programa nuclear iraniano.
A Casa Branca não comentou os detalhes da proposta.

