Trump diz que negociações sobre segunda fase de plano para Gaza começaram
Declaração foi feita ao lado do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (13) que as negociações para a segunda fase do plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza já começaram.
“Começou, no que nos diz respeito”, disse Trump sobre a implementação da próxima fase do acordo. “E, como você sabe, as fases estão todas um pouco misturadas.”
A declaração foi feita ao lado do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, o presidente está no país para participar da cúpula que deve incluir uma cerimônia de assinatura de acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
A cerimônia de assinatura, presidida por Trump, tem como objetivo “fortalecer os esforços de paz e estabilidade no Oriente Médio”, segundo um porta-voz da presidência egípcia.
Líderes mundiais de mais de 20 países participam do evento. Entre os que confirmaram presença estão o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Friedrich Merz, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.
O comentário de Trump ocorre no momento em que seus principais diplomatas, incluindo o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff, argumentam que as aspirações do governo Trump vão além do fim da guerra e, em vez disso, veem seu plano de 20 pontos como o início de um esforço muito mais amplo pela paz na região.
Rubio ecoou esse sentimento ao discutir o importante papel que o Egito desempenhará na implementação do plano.
“Eles sediaram as negociações aqui e desempenharão um papel muito importante agora no acompanhamento, na implementação disso, que não se trata apenas de restaurar Gaza”, disse ele. “Trata-se de transformar a região.”
Os comentários de Rubio focam nas discussões de bastidores sobre a expansão dos Acordos de Abraão, que normalizaram as relações entre vários países árabes e Israel, e a potencial construção de um novo acordo nuclear com o Irã.