Trump diz que não participará de debate virtual com Biden

Gerente da campanha republicana afirmou que alteração no formato foi tomada de forma unilateral pela Comissão de Debate Presidencial para defender democrata

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não participará de um debate virtual com o democrata Joe Biden, afirmou o gerente da campanha republicana à Casa Branca, Bill Stepien.

Em nota divulgada pouco depois de a Comissão de Debate Presidencial dos EUA anunciar a mudança no formato do encontro agendado para a quinta-feira (15), Stepien chamou a alteração de uma “decisão unilateral” que teria o objetivo de favorecer Biden.

“O presidente Trump ganhou o primeiro debate, apesar do terrível e tendencioso moderador Chris Wallace, e todo mundo sabe disso”, afirmou o gerente da campanha de Trump.

Assista e leia também:
Segundo debate presidencial entre Trump e Biden será realizado de forma virtual
Eleições dos EUA: Assista à íntegra do debate de vices entre Kamala e Pence
Confira a agenda de debates dos candidatos a presidente e vice nos EUA

“É patético que as criaturas do pântano na Comissão de Debate Presidencial se apressem para defender Joe Biden, cancelando unilateralmente um debate presencial. Não é disso que tratam ou como são feitos os debates”, continuou.

Stepien disse ainda que Trump apresentaria “vários testes negativos” antes do debate, marcado para a quinta-feira (15) e que, portanto, não haveria necessidade dessa mudança tomada pela comissão.

“A segurança de todos os envolvidos pode ser facilmente alcançada sem cancelar a chance de os eleitores verem os dois candidatos frente a frente. Vamos passar essa desculpa triste para socorrer Joe Biden e fazer um comício.”

Comunicado da campanha de Trump diz que ele não participará de debate virtual
Comunicado da campanha de Trump diz que ele não participará de debate virtual com Joe Biden
Foto: Divulgação/ Donald J. Trump for President

‘Mudança é inaceitável’, diz Trump

Pouco antes da confirmação da campanha sobre a ausência no encontro virtual, o próprio Trump havia comentado a mudança em entrevista por telefone à emissora Fox News.

“”Fiquei sabendo que a Comissão mudou recentemente o formato e isso não é aceitável”, disse o presidente, completando que não participaria de um debate virtual.

A comissão anunciou na manhã desta quinta-feira que decidiu mudar o formato do encontro, marcado para a cidade de Miami, na Flórida, em razão do diagnóstico positivo de Trump para o novo coronavírus na sexta-feira (2).

Já a campanha de Biden afirmou que ele está disposto a participar do encontro, mesmo que ele seja realizado de forma virtual.

“O vice-presidente Biden está ansioso para conversar diretamente com o povo americano e comparar seus planos para unificar e reconstruir melhor o país com a liderança falha de Donald Trump contra o coronavírus, que jogou a forte economia que ele herdou na pior recessão desde a Grande Depressão [também conhecida como Crise de 1929]”, disse a vice-gerente de campanha democrata, Kate Bedingfield.

Assista e leia também:
Após debate e Covid-19 de Trump, Biden abre 16 pontos, segundo pesquisa CNN
Biden não quer debate de 15 de outubro se Trump ainda estiver com Covid-19
Com Covid-19, Trump afirma que está ansioso pelo debate de 15 de outubro

Agenda de debates

Trump e Biden se enfrentaram no primeiro debate presidencial de 2020 em 29 de setembro na Universidade Case Western Reserve, na cidade de Cleveland, em Ohio.

O encontro foi moderado por Chris Wallace, da Fox News, que selecionou os seguintes assuntos para serem discutidos: histórico de Trump e Biden, Suprema Corte, Covid-19, economia, violência nas cidades e integridade das eleições.

O debate, no entanto, foi marcado pelos confrontos e pela agressões de ambos candidatos. A CNN Brasil transmitiu ao vivo o debate – assista à íntegra do encontro.

Depois, foi a vez dos candidatos à vice-presidência, Kamala Harris e Mike Pence debaterem. O evento, na terça-feira (7) foi considerado cordial, apático e civilizado pela professora de relações e internacionais e especialista em EUA, Fernanda Magnotta. Assista à íntegra do encontro de Pence e Kamala.

O segundo encontro entre Biden e Trump é justamente o que teve seu formato alterado pela comissão. Além dele, está previsto um terceiro debate, em 22 de outubro. 

Esse evento será moderado por Kristen Welker, da emissora NBC News, na Universidade Belmont, em Nashville, no Tennessee.

(Com informações da Reuters)

Mais Recentes da CNN