Trump sanciona Lei Laken Riley em nova medida anti-imigração
Legislação exige a detenção de migrantes não documentados acusados de certos crimes


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (29) a Lei Laken Riley, uma legislação liderada pelo Partido Republicano para exigir a detenção de imigrantes não documentados acusados de certos crimes.
A assinatura na Casa Branca foi a primeira peça legislativa a passar pela mesa de Trump para uma assinatura desde seu retorno ao Salão Oval, e marca sua primeira grande vitória para uma prioridade máxima dos republicanos do Congresso.
O Senado aprovou o projeto de lei no início da semana passada e a Câmara seguiu o exemplo na quarta-feira, aprovando a lei por 263 a 156, com 46 democratas votando a favor.
A medida torna obrigatório que o Departamento de Segurança Interna detenha migrantes não documentados que estejam nos EUA ilegalmente ou sem status legal se eles foram acusados, presos, condenados ou admitiram certos crimes, incluindo roubo e arrombamento. O Senado adotou emendas para expandir a lista de crimes abrangidos pelo projeto de lei para incluir agressão a policiais e crimes que resultem em morte ou lesão corporal grave.