Trump se diz surpreso com escolha de Biden e critica Kamala Harris

Atual presidente disse que senadora foi mal na pré-campanha democrata e acenou ao seu próprio vice, Mike Pence

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca Foto: Kevin Lamarque - 10.ago.2020 Reuters

Da CNN

Ouvir notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (11) ter ficado “surpreso” com a escolha de Kamala Harris como candidata a vice-presidente do seu adversário, o democrata Joe Biden.

Trump relembrou que Biden e Kamala tiveram conflitos durante as prévias do Partido Democrata, dizendo que ela foi “muito, muito desagradável” com o ex-vice-presidente.

“Um dos motivos pelos quais isso me surpreendeu foi que ela provavelmente foi mais desagradável do que Pocahontas [apelido pejorativo que o republicano usa para falar da senadora Elizabeth Warren] com Joe Biden. Ela foi muito desrespeitosa com Joe Biden e é difícil escolher alguém que seja desrespeitoso”, disse Trump aos repórteres.

Kamala Harris é senadora pela Califórnia e disputou a indicação democrata para a Casa Branca, da qual desistiu em dezembro de 2019. Durante o período da pré-campanha, ela discutiu com Biden em um debate, após dizer que o ex-vice-presidente foi leniente com parlamentares que no passado defenderam a segregação racial nas escolas.

O atual presidente afirmou que Kamala Harris “foi muito mal” nas primárias democratas, o que indicaria uma reprovação dos americanos ao nome dela. “É como uma pesquisa”, comentou. Desde março, Harris apoia a candidatura de Biden.

Menos de um mês atrás, no entanto, Trump afirmou que a senadora seria “uma boa escolha”, quando questionado na Casa Branca sobre os rumores de que ela seria a opção de Biden. “Eu penso que ela seria uma boa escolha, Kamala Harris. Ela seria uma boa escolha”, disse, enttão.

Assista e leia também:

Joe Biden escolhe Kamala Harris como sua candidata a vice

Kamala Harris: quem é primeira negra em chapa nacional nos EUA

Kamala Harris já se posicionou contra a política ambiental do governo brasileiro

Perguntando se Kamala ajudaria ou prejudicaria a campanha de Joe Biden, Donald Trump elogiou o seu vice, Mike Pence, que concorrerá com ele à reeleição.

“Bem, eu prefiro muito mais o vice-presidente Mike Pence”, disse. “Ele é sólido como uma pedra. Ele tem sido um fantástico vice-presidente, fez tudo que você pode fazer. Ele é respeitado em todos os grupos religiosos, sejam os evangélicos ou qualquer outro grupo, eles respeitam Mike Pence. Ele tem sido um ótimo vice-presidente e eu escolheria ele no lugar da Kamala.”

(Com informações de Jeff Mason e Tim Ahmann, da Reuters; e Jeremy Diamond e Maegan Vazquez, da CNN).

Mais Recentes da CNN