Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Turquia diz que vai manter esforços por acordo de exportação de grãos após Rússia hesitar

    Moscou culpou Kiev por um ataque à sua frota no Mar Negro e retrocedeu no embarque das commodities

    Da Reuters

    A Turquia continuará seus esforços para o acordo de exportação de grãos do Mar Negro, apesar da hesitação russa, disse o presidente Tayyip Erdogan nesta segunda-feira (31), depois que a Rússia suspendeu sua participação na iniciativa no fim de semana.

    “Mesmo que a Rússia se comporte de maneira hesitante porque não recebeu os mesmos benefícios, continuaremos decisivamente nossos esforços para servir a humanidade”, disse Erdogan em discurso.

    Moscou culpou Kiev por um ataque à sua frota no Mar Negro e, no sábado (29), desistiu de um acordo para permitir embarques de grãos ucranianos por um “prazo indefinido”.

    A Rússia e a Ucrânia estão entre os maiores exportadores de alimentos do mundo, e um bloqueio russo aos embarques de grãos ucranianos causou uma crise global de alimentos no início deste ano.

    Separadamente, um porta-voz das Nações Unidas disse que a primeira das 40 inspeções planejadas de navios nesta segunda foi concluída em Istambul Waters com uma equipe de apenas membros da ONU e membros turcos, em vez das equipes anteriores de quatro membros, incluindo russos e ucranianos antes da suspensão de Moscou.