Ucrânia: integridade territorial é condição-chave para retomar negociações com Rússia
País também espera "garantia" de defesas aéreas modernas, aeronaves, tanques e mísseis de longo alcance, diz oficial
O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia disse nesta terça-feira (8) que a principal condição para a retomada das negociações com a Rússia seria a restauração da integridade territorial da Ucrânia.
O oficial Oleksiy Danilov afirmou que a Ucrânia também precisa da "garantia" de defesas aéreas modernas, aeronaves, tanques e mísseis de longo alcance.
"Rússia, negociações. A principal condição do presidente da Ucrânia é a restauração da integridade territorial ucraniana", escreveu Danilov no Twitter.
"Garantia - defesa aérea moderna, aeronaves, tanques e mísseis de longo alcance. Estratégia - medidas proativas. Os mísseis russos devem ser destruídos antes do lançamento no ar, em terra e no mar".
O presidente Volodymyr Zelensky disse na segunda-feira (7) que está aberto a negociações com a Rússia, mas apenas negociações "genuínas" que restaurariam as fronteiras da Ucrânia, concederiam compensação por ataques russos e puniriam os responsáveis por crimes de guerra.
Zelensky fez seus comentários dias depois de uma reportagem do Washington Post de que os Estados Unidos queriam que Kiev sinalizasse sua disposição para negociações, preocupado que, ao parecer intransigente demais, a Ucrânia pudesse prejudicar seu caso de apoio internacional.
(Redação de Tom Balmforth; edição de Timothy Heritage)


