União Europeia deve agilizar aprovação de vacinas contra variantes da Covid-19
Stella Kyriakides, comissária de Saúde do bloco, explicou que vacinas melhoradas pelos fabricantes não precisarão passar por todo o processo de aprovação
A União Europeia (UE) acelerará as aprovações de vacinas contra o novo coronavírus adaptadas para combater mutações, disse a comissária de Saúde do bloco, Stella Kyriakides, em entrevista a um jornal neste domingo (14).
“Decidimos que uma vacina que for melhorada pelo fabricante com base na vacina anterior para combater novas mutações não precisa mais passar por todo o processo de aprovação”, disse ela ao Augsburger Allgemeine da Baviera.
“Portanto, será mais rápido ter vacinas adequadas disponíveis sem comprometer a segurança”, completou.
A Comissão Europeia tem sido criticada por países membros da UE por causa dos atrasos nas entregas de vacinas, o que fez o bloco ficar atrás de países como o Reino Unido e os Estados Unidos em nível de imunização.
Kyriakides é membro de uma nova força-tarefa, liderada pelo Comissário da Indústria Thierry Breton, para eliminar gargalos nas fábricas e ajustar a produção para as novas variantes.
Embora a vacinação no primeiro trimestre de 2021 tenha começado lentamente, deverá aumentar no segundo trimestre e, no final de setembro, a UE espera ter recebido doses suficientes de produtores para imunizar mais de 70% de sua população, disse Kyriakides.
Ela também reiterou a opinião da Comissão de que o fechamento das fronteiras não era uma arma eficaz contra as infecções. “Acho errado voltarmos a uma Europa de fronteiras fechadas, como em março de 2020”, disse.
A Alemanha vai proibir a entrada de viajantes da República Tcheca e da região do Tirol, na Áustria, a partir deste domingo para evitar a propagação de novas variantes.