União Europeia deve agilizar aprovação de vacinas contra variantes da Covid-19

Stella Kyriakides, comissária de Saúde do bloco, explicou que vacinas melhoradas pelos fabricantes não precisarão passar por todo o processo de aprovação

Comissária de Saúde da UE disse que vacinas melhoradas pelos fabricantes serão aprovadas rapidamente
Comissária de Saúde da UE disse que vacinas melhoradas pelos fabricantes serão aprovadas rapidamente Foto: Reprodução/CNN

Ouvir notícia

A União Europeia (UE) acelerará as aprovações de vacinas contra o novo coronavírus adaptadas para combater mutações, disse a comissária de Saúde do bloco, Stella Kyriakides, em entrevista a um jornal neste domingo (14).

“Decidimos que uma vacina que for melhorada pelo fabricante com base na vacina anterior para combater novas mutações não precisa mais passar por todo o processo de aprovação”, disse ela ao Augsburger Allgemeine da Baviera. 

“Portanto, será mais rápido ter vacinas adequadas disponíveis sem comprometer a segurança”, completou.

A Comissão Europeia tem sido criticada por países membros da UE por causa dos atrasos nas entregas de vacinas, o que fez o bloco ficar atrás de países como o Reino Unido e os Estados Unidos em nível de imunização.

Kyriakides é membro de uma nova força-tarefa, liderada pelo Comissário da Indústria Thierry Breton, para eliminar gargalos nas fábricas e ajustar a produção para as novas variantes.

Embora a vacinação no primeiro trimestre de 2021 tenha começado lentamente, deverá aumentar no segundo trimestre e, no final de setembro, a UE espera ter recebido doses suficientes de produtores para imunizar mais de 70% de sua população, disse Kyriakides.

Ela também reiterou a opinião da Comissão de que o fechamento das fronteiras não era uma arma eficaz contra as infecções. “Acho errado voltarmos a uma Europa de fronteiras fechadas, como em março de 2020”, disse.

A Alemanha vai proibir a entrada de viajantes da República Tcheca e da região do Tirol, na Áustria, a partir deste domingo para evitar a propagação de novas variantes.

Mais Recentes da CNN