Veja imagens dos prisioneiros palestinos soltos por Israel

Cerca de 250 prisioneiros palestinos condenados por tribunais israelenses foram soltos na Cisjordânia, Jerusalém e Gaza, ou deportados para o Egito

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Nesta segunda-feira (13), todos os palestinos que estavam previstos para serem libertados das prisões israelenses foram soltos. A medida faz parte do acordo que também libertou os reféns do Hamas na Faixa de Gaza.

Cerca de 250 prisioneiros palestinos condenados por tribunais israelenses foram soltos na Cisjordânia, Jerusalém e Gaza, ou deportados para o Egito.

Dois ônibus transportando os prisioneiros palestinos chegaram à cidade de Ramallah na manhã desta segunda.

Algumas dessas pessoas foram vistas posando nas janelas dos ônibus, exibindo cartazes "V de Vitória". Eles passarão por exames médicos nas instalações hospitalares.

Milhares de pessoas se reuniram dentro e ao redor do Hospital Nasser, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, aguardando a chegada dos prisioneiros libertados, com alguns agitando bandeiras palestinas e outros segurando fotos de seus parentes.

A libertação dos palestinos foi um aspecto fundamental da primeira fase do acordo de Gaza, concluído na semana passada no resort litorâneo egípcio de Sharm el-Sheikh, onde também ocorrerá uma cúpula que visa criar condições para uma paz duradoura no território.

Em um discurso no Knesset, o Parlamento de Israel, o presidente americano Donald Trump declarou que a libertação de detidos de ambos os lados consagrou um “amanhecer histórico de um novo Oriente Médio”.