Veja momento em que TV estatal da Venezuela anuncia ataque dos EUA

Comunicado lido em rede nacional rejeita, condena e denuncia agressão militar norte-americana contra território venezuelano, prometendo resistência e mobilização nacional

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A televisão estatal da Venezuela divulgou uma declaração oficial do governo na madrugada deste sábado (3) anunciando o ataque militar dos Estados Unidos contra território venezuelano, classificando o evento como uma grave agressão internacional.

Segundo o comunicado lido em rede nacional, a "República Bolivariana da Venezuela rejeita, condena e denuncia perante a comunidade internacional a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território e a população venezuelana nas áreas civis e militares da cidade de Caracas, capital da República e dos estados de Miranda, Aragua e Laguaira".

O pronunciamento oficial afirma que o ataque constitui uma violação da Carta das Nações Unidas, particularmente dos artigos que consagram o respeito pela soberania, a igualdade jurídica dos Estados e a proibição do uso da força. O governo venezuelano alega que a agressão ameaça a paz e a estabilidade internacionais, especialmente na América Latina e no Caribe.

Acusação de interesse em recursos naturais

Na declaração, o governo venezuelano acusa os Estados Unidos de terem como objetivo "confiscar os recursos estratégicos da Venezuela, particularmente o seu petróleo e minerais, tentando quebrar a independência política da nação pela força". O comunicado também menciona a ativação de um "estado de comoção externa" após os supostos bombardeios em áreas civis e militares.

O pronunciamento faz um apelo à unidade nacional, afirmando que "é hora de haver unidade nacional acima de quaisquer diferenças ideológicas de qualquer espécie". Em tom enfático, a mensagem conclui anunciando que o país "seguirá para a luta armada" e que "todo o povo venezuelano deve se mobilizar". A nota finaliza orientando a população a permanecer conectada aos canais oficiais para "evitar a ansiedade e manter a calma e a paz diante dessas circunstâncias".

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.