Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky conversa com líderes da França e Holanda para coordenar cúpula na Europa

    Jens Stoltenberg, chefe da Otan, convocou uma cúpula extraordinária para 24 de março em Bruxelas, na Bélgica; ainda irão acontecer uma sessão especial do Conselho Europeu e uma reunião do G7

    Da CNN

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, em um vídeo enviado ao Telegram na manhã de terça-feira (22), em horário local, que conversou com o primeiro-ministro da Holanda e o presidente da França para coordenar as próximas cúpulas importantes na Europa.

    “Falei hoje com o primeiro-ministro da Holanda, [Mark] Rutte e o presidente da França, Emanuel Macron. Estamos coordenando nossas posições às vésperas de importantes cúpulas na Europa. As reuniões do G7, líderes da Otan e da União Europeia terão lugar em 24 de março. Nossa posição definitivamente soará. Soará, acredite, com firmeza”, afirmou Zelesnky.

    O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, convocou uma cúpula extraordinária para 24 de março em Bruxelas, na Bélgica, para tratar sobre a guerra na Ucrânia.

    Por meio das redes sociais, Stoltenberg declarou que os líderes vão “abordar a invasão da Ucrânia pela Rússia, nosso forte apoio à Ucrânia e fortalecer ainda mais a dissuasão e a defesa da Otan”. Ele acrescentou que neste “momento crítico, a América do Norte e a Europa devem continuar juntas”.

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participará do encontro, bem como de uma sessão especial do Conselho Europeu e uma reunião do G7.

    União Europeia aumentará a ajuda financeira e a entrega de armas à Ucrânia, segundo a ministra das Finanças da Alemanha, Annalena Baerbock.

    “Vamos aumentar os recursos financeiros para a compra de bens militares para 1 bilhão de euros, a fim de deixar claro, estamos com total solidariedade ao lado da Ucrânia, defendemos a proteção da população civil na Ucrânia”, disse Baerbock a jornalistas.

     

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original