Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente da Ucrânia insiste em se encontrar com Putin, diz agência

    Informação foi dada pela agência de notícias Interfax Ucrânia, citando entrevista

    Ron Popeskida Reuters

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em entrevista que uma reunião com Vladimir Putin é necessária para determinar a posição da Rússia sobre o fim da guerra que ele iniciou na Ucrânia. A informação foi dada à agência de notícias Interfax Ucrânia.

    Zelensky, entrevistado por canais de televisão públicos de países europeus, também disse que não seria possível tomar uma decisão em tal reunião sobre o que deve ser feito com os territórios ocupados na Ucrânia.

    Mais cedo, Zelensky, havia dito que “qualquer compromisso que for acordado com a Rússia vai demandar um referendo [uma consulta popular]”.

    A afirmação foi dada pelo líder ucraniano, que reiterou à empresa de radiodifusão da Ucrânia.

    “O povo terá que se manifestar e responder a qualquer forma de acordo. E como eles [acordos] serão formulados será assunto de nossas conversas e entendimento entre a Ucrânia e a Rússia“, explicou o presidente.

    As questões que podem ser levantadas em qualquer referendo poderiam dizer respeito aos territórios ocupados pelas forças russas, incluindo a Crimeia, e as garantias de segurança oferecidas à Ucrânia por outros países em vez da adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse.

    Ainda nesta segunda-feira, a Ucrânia disse que não obedecerá aos ultimatos da Rússia depois que Moscou exigiu que pare de defender a sitiada Mariupol, onde centenas de milhares de civis estão sofrendo com os bombardeios russos que devastam sua cidade. 

    Mariupol tornou-se um ponto focal do ataque da Rússia à Ucrânia, mas os ataques também foram intensificados na segunda cidade do país, Kharkiv.

    Tópicos