#CNNPop

Alerta de tendência: crochê ganha status de luxo em chapéus no verão 2026

O acessório, que traz a nostalgia do feito à mão, retorna com uma nova roupagem

Caroline Ferreira, da CNN
Anne Hathaway nas gravações de "O Diabo Veste Prada 2"
Anne Hathaway nas gravações de "O Diabo Veste Prada 2"  • Aeon/GC Images
Compartilhar matéria

Se antes o crochê era associado a um estilo de vida mais boêmio e descontraído, agora está elevado ao patamar de luxo. O bucket hat, por exemplo, se destaca por sua versatilidade e por ser a tela perfeita para a criatividade dos designers.

Em desfiles de grifes como Prada e Loro Piana, os estilistas também trouxeram o handmade para o centro das passarelas, misturando a tradição do artesanato com o savoir-faire de suas respectivas casas.

 

A tendência, no entanto, não se limita apenas a chapéus balde, pelo contrário, expande-se para bonés e até boinas - como visto em coleções de Giorgio Armani e marcas emergentes como a Kroon 02 durante a Copenhagem Fashion Week.

A paleta de cores para chapéus de crochê é vasta, indo dos clássicos neutros e terrosos, que garantem elegância minimalista, até aos mais saturados e vibrantes. Outros detalhes mais minuciosos, como franjas, miçangas e cristais também entram em cena, adicionando um toque extra de sofisticação.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ana.lucicroche | bolsas elegantes 👜 (@ana.lucicroche)

A ascensão do "feito à mão" ou "handmade" reafirma o desejo por peças únicas, que transformam o crochê em protagonista, celebrando a união entre a maestria artesanal com a estética contemporânea.

Crochê ganha status de luxo no verão 2026 • Divulgação/Novelaria
Crochê ganha status de luxo no verão 2026 • Divulgação/Novelaria

Muito mais do que uma estética de passarela, o bucket hat de crochê se consolidou como item indispensável, unindo a nostalgia dos anos 1990 e 2000, com o renascimento do artesanato de luxo. A relevância, inclusive, se mostrou tão potente que transcendeu o street style e chegou às telas de cinema.

Para a sequência de "O Diabo Veste Prada", com estreia prevista para 2006, a protagonista Anne Hathaway, intérprete de Andy Sachs, foi flagrada usando um modelo exclusivo, provando que o acessório será a peça-chave na próxima temporada.

Anne Hathaway nas gravações de "O Diabo Veste Prada 2" • Aeon/GC Images
Anne Hathaway nas gravações de "O Diabo Veste Prada 2" • Aeon/GC Images

Em julho, em seu Relatório de Tendências 2025 para o meio do ano, o Pinterest também observou o retorno do estilo boho com crochê - principalmente em tons terrosos e verde endro, considerada a cor da estação, segundo a paleta da plataforma. Ainda segundo os dados divulgados, os usuários estão procurando tudo de moda vintage nessa tonalidade.