Fraude na compra de respiradores no AM e no PA e mais da tarde de 10 de junho

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN
10 de junho de 2020 às 13:12 | Atualizado 10 de junho de 2020 às 13:24

As investigações sobre fraude na compra de respiradores nos estados do Pará e Amazonas e a expectativa sobre a análise das contas do primeiro ano do governo Bolsonaro estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quarta-feira, 10 de junho de 2020.

Fraude em respiradores

A Polícia Federal deflagrou duas operações que investigam fraudes na compra de respiradores durante a pandemia do novo coronavírus no Pará e no Amazonas. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos também nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal. No Pará, os policiais estiveram na sede do governo, onde mora o governador Helder Barbalho (MDB). No Amazonas, um dos alvos foi a sede da secretaria de Saúde do estado.

Contas do governo

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve aprovar hoje as contas do primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (sem partido) mas com ressalvas. O pagamento de R$ 1,5 bilhão em benefícios previdenciários sem respaldo no Orçamento é uma das observações que devem ser feitas pelo órgão. Nos últimos dias, o governo tem tentado melhorar a relação com o TCU após algumas decisões da corte que atingiram órgãos e instituições ligados ao executivo.

Marielle Franco

A polícia prendeu na manhã de hoje mais um suspeito de participação no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. O cabo do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Corrêa é suspeito de ter ajudado a esconder as armas dos acusados Ronnie Lessa e Élcio Queiroz. A ação faz parte de uma operação, que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos endereços da capital fluminense na manhã desta quarta-feira.

Inquérito das fake news

O Supremo Tribunal Federal decide na tarde de hoje o futuro do inquérito sobre fake news e ataques à Corte. Será julgado um pedido do partido Rede Sustentabilidade que pede o arquivamento do inquérito por irregularidades. A Rede entrou com novo pedido abrindo mão da ação nas últimas semanas e a expectativa é que os ministros considerem a investigação legítima.

Retração

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que a economia global vai sofrer a maior retração em um século devido à crise causada pelo novo coronavírus. Segundo o órgão, a economia mundial vai cair 6% este ano e deve crescer 5,2% em 2021, desde que a pandemia seja controlada. Pelas estimativas da OCDE, o brasil deve encolher 7,4% este ano e crescer 4,2% em 2021.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

 

(Edição: Marina Motomura)