Cidade mineira tem 1ºs casos, e Covid-19 chega a todos os municípios do Brasil

Cedro do Abaeté, em Minas Gerais, era a última cidade do Brasil sem casos do novo coronavírus. Agora, todos os municípios do país tiveram infecções confirmadas

Da CNN, em São Paulo
14 de dezembro de 2020 às 01:28 | Atualizado 14 de dezembro de 2020 às 14:39


A cidade de Cedro do Abaeté, localizada a cerca de 230 quilômetros de Belo Horizonte, confirmou seus dois primeiros casos do novo coronavírus (com um paciente já recuperado e outro ainda em acompanhamento, segundo informação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais).

O município era o único do Brasil que, até o domingo (13), ainda não havia registrado nenhum caso do vírus que causa a Covid-19. Com a confirmação das primeiras infecções, o novo coronavírus já foi registrado em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Leia também:
Brasil registra média móvel de 637 mortos pela Covid-19

STF dá 48 horas para governo informar início de vacinação contra Covid

Vista aérea de Cedro do Abaeté, em Minas Gerais
Foto: Reprodução/Prefeitura (13.nov.2020)

Cedro do Abaeté fica na região Central de Minas e tem cerca de 1.210 habitantes. A cidade é a segunda menos populosa do Estado, perdendo apenas para Serra da Saudade. 

O município tem poucos habitantes, não tem transporte coletivo, isso acaba colaborando para evitar que a população se aglomere. 

Para não perder o título de única cidade sem Covid-19 ostentado até domingo, a prefeitura de Cedro do Abaeté publicou um decreto determinando o fechamento do comércio não essencial e a redução do horário do comércio essencial: padarias, farmácias e supermercados para até 17h. 

Segundo o balanço do Ministério da Saúde divulgado no domingo, 181.402 pessoas já morreram em decorrência da Covid-19 em todo o Brasil e 6.901.952 foram infectadas.


(Com informações de Evelyne Lorenzetti e Caroline Louise, da CNN Brasil)