Dezenas de cidades têm carreatas pró-impeachment neste final de semana

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) foram registradas carreatas em 87 cidades

Will marinho, da CNN, em São Paulo.
24 de janeiro de 2021 às 20:26
Manifestantes pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, nas ruas de São Paulo, na manhã deste domingo (24)
Foto: Taba Benedicto/Estadão Conteúdo

Carreatas cobrando o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram registrados ao longo de sábado (23) e domingo (24), com baixa adesão. As manifestações criticaram a atuação de Bolsonaro na pandemia do coronavírus.

Os atos ocorreram em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília. Os números de participantes mostram que a adesão foi menor do que atos recentes. Em Brasília, de acordo com a Polícia Militar, cerca de 500 veículos participaram do protesto, e, no Rio de Janeiro, a manifestação reuniu cerca de 100 carros e causou lentidão no trânsito, mas sem ocorrências, de acordo com a Polícia Militar.

 

No sábado, os protestos foram organizados por entidades e partidos da oposição, como PSOL e CUT. A coordenação nacional das manifestações incluiu as frentes Brasil Popular e Brasil sem Medo, reunindo ainda PT, PSTU, PDT, PSB, PCdoB e Rede. 

Já no domingo, os atos foram organizados por grupos como Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre, que se notabilizaram por pedir o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Os atos foram pacíficos e não houve registros de incidentes.