IPCA, renúncia do primeiro-ministro italiano e mais da tarde de 26 de janeiro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
26 de janeiro de 2021 às 13:32


O IPCA de janeiro, a renúncia do primeiro-ministro da Itália e a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o uso de anticoagulantes no tratamento da Covid-19 estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 26 de janeiro de 2021.

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nova diretriz para o tratamento de pacientes com Covid-19, incluindo aqueles que apresentam sintomas persistentes após a recuperação, e disse que aconselha o uso de anticoagulantes em baixas doses para prevenir coágulos sanguíneos.

IPCA de janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,78% em janeiro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice ficou em 0,92%.

Restrições 

Uma portaria do governo federal publicada nesta terça-feira proíbe a entrada no Brasil de passageiros vindos da África do Sul. A medida foi tomada para evitar o impacto da nova variante da Covid-19.

Bolsonaro 

O presidente Jair Bolsonaro pretende impor algumas exigências para liberar empresas privadas a comprar vacinas e distribuir parte delas para seus empregados. Além de pedir que pelo menos metade dos imunizantes seja destinado ao SUS, o presidente tem dito a auxiliares que exigirá que a manutenção dos empregos não esteja vinculada à vacinação. A informação é do analista da CNN Igor Gadelha.

Itália

Após perder maioria no Senado, o primeiro-ministro da Itália renunciou ao cargo. Giuseppe Conte perdeu a maioria no Senado criticado pela forma como o governo lidou com a crise do novo coronavírus e a recessão econômica.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br