Renan aponta mentiras de Pazuello na CPI, 3ª onda de Covid e mais de 21 de maio

Confira o '5 Fatos Manhã', apresentado pela âncora da CNN Elisa Veeck

Da CNN, em São Paulo
21 de maio de 2021 às 07:10

Relator da CPI da Pandemia aponta mentiras de Eduardo Pazuello e o alerta para a terceira onda da pandemia no país estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 21 de maio de 2021. 

Depoimento de Pazuello

Um levantamento feito por técnicos da CPI da Pandemia a pedido do relator Renan Calheiros apontou 15 mentiras no depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. O documento deve ser anexado no relatório final da CPI e depois enviado ao Ministério Público. A ideia é que só com base nele seja pedido o indiciamento do general por crime de falso testemunho.

Bolsonaro

Em live transmitida na internet, o presidente Jair Bolsonaro disse que o depoimento de Pazuello foi "muito bom" e que a CPI da Pandemia é um "vexame". A comissão investiga as ações do governo federal e dos estados no combate à Covid-19.

Pandemia no Brasil

As estimativas da Universidade de Washington apontam que o Brasil está numa tendência de crescimento de óbitos pela Covid-19. Com o aumento da circulação de pessoas, os números voltaram a subir e as previsões apontam para três mil mortes diárias no início de junho. A partir daí, a curva voltaria a cair por causa do avanço da vacinação.

Mais vacinas

O Ministério da Saúde anunciou a antecipação para junho da chegada de um lote com 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, que estava previsto para o terceiro trimestre. O acordo do Brasil com o consórcio Covax Facility prevê a entrega de mais 42 milhões de doses neste ano.

Futebol

A Conmebol anunciou que a Copa América não será mais realizada na Colômbia por causa dos protestos contra o governo no país. O torneio, marcado para começar em 13 de junho, deve ser organizado apenas pela Argentina. A seleção brasileira é uma das cinco que jogariam a primeira fase no território colombiano.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br